Experiente enxadrista representa DF nos Jogos Nacionais

Bento Gonçalves - Os Jogos Nacionais Sesi 2010 não têm apenas atletas com habilidades físicas, nos tradicionais esportes, como futebol, vôlei, natação, atletismo, mas também aqueles que exercitam a habilidade do raciocínio, com a prática do xadrez. Este é o caso de Sidnei Bissacot Coutinho (34), analista de vendas dos Correios, que representa o DF no Xadrez Pensado. Hoje (22/4) iniciaram as disputas da modalidade, e o experiente Sidnei, que já foi para três mundiais, venceu os dois primeiros adversários, de Rondônia e da Paraíba, hoje às 14h e às 17h, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS).

“Após ter conquistado dois importantes pontos, me sinto mais confortável. Contudo, não posso perder a concentração e o controle, porque os adversários são de alto nível”, diz Sidnei. Os jogos duraram duas horas cada. Sidnei explica que no Xadrez Pensado dificilmente se ganha por xeque-mate. “Geralmente, o adversário percebe quando o outro jogador se aproxima do xeque-mate. Assim, é preferível desistir da partida antes”, completa. Uma das disputas o enxadrista dos Correios ganhou por perda de tempo do oponente e, a outra, por abandono.

Importantes autores associam o xadrez a diversos valores como: criatividade, raciocínio lógico, atenção, autonomia, síntese, administração racional do tempo, autocontrole, paciência, perseverança, habilidade na resolução de problemas, entre outros. Sidnei não só concorda como aumenta a lista, enfatizando a vantagem do enxadrista de poder prever, antecipadamente, quais serão os resultados de determinadas tomadas de decisão. “No xadrez, pensamos adiante, cerca de cinco ou seis lances à frente, diferente de um esporte como bola, por exemplo, que não é possível saber para onde ela vai. E isso pode ser relacionado ao mundo empresarial, determinadas ações de marketing, por exemplo, podem dar certo ou errado. Mas são previsíveis”, conta.

Se perguntado sobre o número de vitórias e da participação em diversos nacionais, Sidnei explica que o segredo do sucesso é a disciplina. “Buscar o material mais moderno que existe sobre o xadrez - já que a cada semana se cria uma nova teoria e jogada do esporte - treinar todos os dias, e ser constante, é o que gera resultados”, define.

O analista de vendas dos Correios está confiante de que é possível seguir para a etapa internacional, que será realizada em Tallin, na Estônia, pela Confederação Internacional Esportiva do Trabalho (CSIT). Para isso, terá que passar por mais três adversários, a começar pelo jogo de amanhã (23/4), marcado para às 9h30.

Sidnei revela que, nos jogos mundiais, acaba se sentindo “Sesi” também. “Para que eu possa participar dos da etapa internacional, o Sesi tem participação direta e indispensável, assim, acabo sentido que estou representando o nome desta grande empresa, fora do Brasil”, finaliza.

Ainda amanhã, Sidnei terá outra partida, no período da tarde. As informações dos jogos podem ser conferidas neste site (www.sistemafibra.org.br/sesi).

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF
61 3362-3815
Foto: José Paulo Lacerda