Atletas têm tratamento VIP em Bento Gonçalves

Os cerca de mil trabalhadores-atletas que participam dos Jogos Nacionais Sesi 2010, em Bento Gonçalves (RS), de 21 a 24/4, estão recebendo tratamento VIP. Aqueles que têm jogo marcado no Centro Esportivo Sesi, ou mesmo os que comparecem ao local para o embarque e desembarque dos passeios turísticos têm encontro marcado no Espaço do Atleta. Trata-se de um ambiente de saúde e interação preparado especialmente para promover o bem-estar dos competidores, que reúne entretenimento, conveniência e alimentação saudável. Tudo isso com ações do Lazer Ativo, programa que é desenvolvido pelo Sesi, dentro de indústrias de todo País.

Como saúde é um objetivo permanente dos atletas, porque não verificar se tudo anda bem? Para isso, os competidores podem passar pelo Circuito Bem-estar. São cinco etapas que incluem a verificação de pressão arterial; exame de visão; avaliação física com índice de massa corpórea e peso; alongamento; e por fim, a tão esperada massagem relaxante.

Segundo a coordenadora do Espaço Atleta, Geane Gasperi Bagatine, a intenção é valorizar os atletas-trabalhadores. “Queremos proporcionar momentos agradáveis, já que eles vão ficar uma semana longe de casa e da família. Esperamos que se sintam acolhidos em Bento Gonçalves”, explica.

Além do Circuito, os atletas que curtem um bom livro, podem dirigir-se à biblioteca, também montada no local, e fazer uma agradável leitura, num ambiente calmo e aconchegante. Se o objetivo é distração, que tal jogar uma partida fictícia do Wii Sports? Nesse caso, os atletas podem trocar de modalidade e disputar um jogo de tênis, por exemplo.

Os famintos podem recorrer a uma farta mesa de frutas, barras de cereal, iogurtes, muita água e até chimarrão, que não pode faltar no Sul. Já a mulherada não precisou se preocupar com os cabelos arrepiados pela umidade. Um salão de beleza foi montado no local. As interessadas têm a opção de escolher fazer uma escova lisa nos cabelos, cortá-los, ou mesmo fazer as unhas para competir mais belas.

O Cozinha Brasil também está presente para ensinar aos passantes o melhor aproveitamento dos alimentos, com degustação das receitas disseminadas pelo programa.  

E o Espaço Atleta parece ter sido aprovado por quem teve por lá. Para o competidor brasilense e agente de segurança operacional do Metrô, Pedro Ferreira Alves (24), que participou do Circuito, o local impressiona pelo acolhimento e pela quantidade de opções. “Percebemos que o Sesi pensou nos pequenos detalhes. Isso é muito bacana. Estou satisfeito”, revela.
 
Foto: José Varella