Educação Continuada do Sesi-DF integra diversas áreas
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Produtos e serviços em educação, cultura, lazer e responsabilidade social podem ser oferecidos em um único pacote para empresas industriais
As recentes mudanças no posicionamento do Serviço Social da Indústria (Sesi), com foco na Educação Para a Nova Indústria, levaram a instituição a remodelar também as ações de Educação Continuada. Para o Sesi, esta modalidade de ensino deve ser pensada estrategicamente, em uma perspectiva sistêmica, levando em consideração a necessidade de alinhamento das ações e integração das áreas de educação, cultura, lazer e responsabilidade social, para melhor formatação da oferta de produtos às indústrias e demais clientes atendidos.
Um exemplo da integração das áreas foi a ação realizada ontem, em comemoração ao Dia das Mães, no Ministério da Justiça. O Sesi-DF levou às servidoras-mamães, durante todo o dia, diversos serviços em Educação Continuada. De acordo com a demanda do próprio Ministério, o Sesi-DF promoveu, no ambiente de trabalho do MJ, massagem expressa, oficinas de customização de camisetas e bijuteria artesanal, além de uma palestra sobre Imagem Pessoal e Etiqueta Profissional. Cerca de 200 atendimentos foram realizados durante o evento.
Segundo a digitadora Eleonora dos Santos (58), os servidores sempre criam grande expectativa quando o Sesi-DF realiza ações no Ministério da Justiça. “Atividades como esta de hoje servem como terapia aos trabalhadores. É uma forma de descarregar as tensões que acumulam no dia a dia”, diz. Eleonora conta que ela mesma fez a oficina de bijuteria artesanal e saiu satisfeita. “Tenho tendinite em função da digitação e, por isso, pensei que não conseguiria. Mas eu venci o meu medo e dei conta. Ações como esta me fazem sentir mais valorizada e com capacidade de desenvolver outras atividades das quais eu tinha medo”, finaliza.
Como forma rápida e eficiente de relaxamento físico, a massagem expressa também teve grande procura. Diversos são os benefícios de uma massagem durante o expediente. Segundo o massagista profissional Fernando Canauã, 15 minutos de massagem são suficientes para ajudar a reduzir as tensões somáticas, a distensão muscular, diminuir episódios de dores de cabeça, dores nas regiões das costa, ombros, braços e pescoço. “Ninguém produz 100% se está estressado, com dores pelo corpo. A massagem, portanto, permite que o trabalhador esteja mais disposto. É ganho em qualidade de vida e, consequentemente em produtividade”, completa.
Segundo Cláudia Rocha, responsável pela Área de Educação Continuada do Sesi-DF, essa é uma pequena amostra do leque de produtos que o Sesi pode oferecer. “O mais importante é que as empresas saibam que os serviços são modelados de acordo com a necessidade do demandante. Para tanto, podemos promover ações de saúde, capacitações continuadas, oficinas de cultura, entre muitos outros”, revela.
O Ministério da Justiça já fechou um calendário anual com o Sesi-DF. Para se ter uma ideia, no Dia dos Pais, os haverá Corte de cabelo e barba; Oficina de churrasco; Oficina de Orçamento Familiar; Palestra sobre Educação sexual masculina; além de um Fruit Break, com degustação de sucos e frutas diversos. As indústrias do DF interessadas podem solicitar uma visita da equipe do Sesi.
Informações: 3362-6183
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom