Moradores da Santa Maria recebem Ação Global
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso paralelamente à atividades de lazer, educação e esporte
Após sete anos, a região administrativa de Santa Maria volta a sediar uma Ação Global - iniciativa do Serviço Nacional da Indústria (Sesi) e da Rede Globo. Os moradores do local, que já receberam as atividades da Ação em 1994, 1998 e 2003, terão nova oportunidade na 17ª edição nacional do evento, que será realizada neste sábado (17/5), das 9h às 17h, simultaneamente em todos os estados do País. As atividades serão concentradas no Centro de Ensino Médio – CEM 404, localizado na CL 404 Lote A Área Especial. Durante todo dia, a população receberá, de forma gratuita, diversos serviços nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer. A expectativa desta edição é promover cerca de 60 mil atendimentos até o fim do sábado. Mais de 40 parceiros entre órgãos públicos, empresas privadas, indústrias, faculdades e ONG’s participarão desse mutirão de solidariedade.
Localizada a 26 km de Brasília, Santa Maria permaneceu como área rural até 1992, quando foi reconhecida como região administrativa. Segundo informações do GDF, a criação de Santa Maria está vinculada ao Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda, em lotes semiurbanizados, o que explica o alto índice de pobreza na área. O Centro de Ensino Médio 404, local em que as atividades da Ação Global serão promovidas, foi estrategicamente escolhido, em função de o seu endereço ser próximo do Condomínio Porto Rico. Apesar do nome, o Condomínio - distante da parte central da cidade de Santa Maria, abriga cerca de 10 mil moradores de baixa renda. Eles vivem, atualmente, em situação precária, sem acesso aos serviços sociais básicos. No local, não há rede de esgoto e asfalto. A cidade não tem sequer um posto de saúde.
Diante desse quadro de precariedade, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, destaca a importância de o evento oferecer aos cidadãos o acesso a serviços essenciais de forma gratuita. “A Ação Global propicia à população carente o acesso a cidadania, saúde, educação e lazer. São direitos constitucionais garantidos por lei, mas que, lamentavelmente, não se tornam realidade para esse público”.
Para fazer com que os moradores de Santa Maria tenham um dia produtivo, 850 voluntários trabalharão em prol da comunidade, que poderá buscar diversos serviços. Na área de saúde, os interessados poderão recorrer a atendimentos de dermatologia, ginecologia e pediatria. A oftalmologia – grande sucesso nos últimos anos por oferecer ao paciente desde a consulta até a confecção dos óculos – é outra opção na área médica. Será disponibilizado também atendimento odontológico, como restaurações e exodontia, tratamento restaurador atraumático, aplicação de flúor e escovação e prevenção de câncer bucal. Para completar, a pessoa ainda poderá fazer testes de pressão, índice glicêmico, peso e altura. Campanhas de vacinação também estarão no local.
Cidadania
Outros serviços muito procurados são os de cidadania. Quem nunca emitiu a primeira via dos documentos poderá retirar as carteiras de identidade e trabalho, além do CPF. Os moradores poderão buscar informações sobre PIS/Abono, Seguro-Desemprego, Cartão Cidadão, FGTS, Bolsa Família, financiamento habitacional e orientações ao consumidor. Serviços pontuais como assistência jurídica e orientação e informação previdenciária também serão realizados no evento. Já aqueles que buscam beleza, a Ação Global também é ponto de encontro. Haverá ambientes reservados para corte de cabelo, oficinas de automaquiagem e design de sobrancelhas, além de tratamentos de podologia e aulas de massagem (shantala).
Educação
A corrida é por qualificação profissional? Oficinas de pão brioche, brinquedo, photoshop, serigrafia, fuxico, horta caseira, papel reciclável, artesanato e sabão (com reaproveitamento do óleo de cozinha usado), entre outras, poderão ser feitas no local. Esses novos conhecimentos, somados às consultorias empresariais realizadas na Ação Global, poderão tornar cidadãos desempregados em empreendedores individuais.
Lazer
Por fim, a criançada terá um dia completo de lazer. As opções são: Sesinho Multimídia - um espaço equipado com computadores e muitos jogos para divertir a garotada; Cantinho da leitura – local agradável e com a proposta de estimular as crianças no mundo dos livros; além de brincadeiras diversas como muro de escalada, jogos de salão, brinquedos infláveis; jogos coletivos; e oficinas de vôlei. No palco, atrações musicais e de teatro.
Sucesso em 2009
No ano passado, a comunidade de Ceilândia recebeu a Ação Global. Na oportunidade, 30 mil pessoas compareceram ao local e 44,5 mil atendimentos foram realizados.
Parceiros
A 17ª edição nacional do programa Ação Global acontecerá simultaneamente nos 26 estados e no DF, com o tema Um Brasil de Cidadania, Uma Iniciativa da Indústria Brasileira. Neste ano, o programa atenderá cerca de 1 milhão de pessoas em 31 localidades brasileiras. Mas para resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, o programa depende de parceiros.
Esta será a 44ª Ação Global realizada no DF. Para este ano, destacam-se as seguintes parcerias: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Caixa Econômica Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP Brasil), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Instituto Tocar, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Brasal Refrigerantes, Cooperativa 100 Dimensão, Faculdades Anhanguera, Universidade Católica de Brasília, Departamento de Trânsito do DF (Detran) e Companhia Energética de Brasília (CEB).
Ação Global 2010 – no DF
Data: 22/05/2010
Horário: de 9h às 17h
Local: Centro de Ensino Médio – CEM 404, localizado na CL 404 Lote A Área Especial (Santa Maria)
Atendimento: estimativa de 60 mil atendimentos
Mais informações para imprensa
Suzana Leite
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
61 3362 3839
Fotos: Cristiano Costa/Unicom-Fibra
Arte: Davi Fernandes