Ação Global vai reformar fachada de escola

A Ação Global, programa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Rede Globo, que será realizado em todo o país neste sábado, 22 de maio, fará uma minirreforma na fachada do Centro de Ensino Médio 404, que fica no condomínio Porto Rico, em Santa Maria, no Distrito Federal. O trabalho, que inclui a instalação de um portão novo, será feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e é mais uma iniciativa do programa de responsabilidade social realizado desde 1995. De lá para cá, a Ação Global já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas e prestou cerca de 35 milhões de atendimentos. Este ano, a meta é atender 1 milhão de pessoas em todo o país.

Essa não é a primeira vez que a Ação Global faz reformas em imóveis no Distrito Federal. Em 2008, o programa reformou a fachada da casa da auxiliar de serviços gerais, Maria das Dores Lopes. A casa, que fica em Itapoã, outra localidade de Brasília, recebeu benfeitorias como pintura e um gradeado. Jovens estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional, que faziam parte do projeto Construção Civil Itinerante, se mobilizaram para o trabalho. Dois anos depois da reforma, Maria continua satisfeita com a obra. Ela diz que a casa ficou mais bonita e mais segura. “Eu, minha filha e meu neto dormimos com mais tranquilidade. Com o salário que eu ganho não daria pra fazer tudo isso” diz Maria.

A Ação Global no Distrito Federal este ano oferecerá acupuntura, massoterapia, podologia, oficinas de reciclagem com garrafas pet, customização de camisetas e bijuteria. As oficinas têm foco na educação ambiental e no empreendedorismo. Ao todo, 850 pessoas vão trabalhar como voluntárias. A expectativa do SESI é realizar cerca de 60 mil atendimentos no Distrito Federal. Quarenta e um órgãos públicos, empresas privadas, indústrias, faculdades e organizações não-governamentais participarão do evento.

João Pimentel
Assessoria de imprensa
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Foto: José Paulo Lacerda/CNI