Sesi-DF garimpa atletas profissionais por meio do PAF
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Determinação, coragem e força de vontade. Sem sombra de dúvida, esses sentimentos definem os alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF). Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), o programa oferece formação esportiva, atividades extras e participação em eventos sociais, promovendo inclusão social de crianças e jovens, de 7 a 17 anos, por meio do esporte. Implantado há dois anos nas unidades do Sesi-DF, o trabalho desenvolvido tem gerado bons frutos. É o caso de três alunos da mesma família que se dedicam ao esporte e aproveitam todas as oportunidades que o PAF oferece.
Sarah Oliveira Martins tem apenas 16 anos e é a mais velha dos três irmãos. Está no 3º ano do Ensino Médio e sonha em fazer faculdade para Direito. Mas, no momento, seus propósitos são outros. Há dois anos, treina judô pelo PAF na unidade do Sesi Ceilândia. Nesse tempo, já acumulou prêmios e medalhas em diversas competições. Agora, está classificada para a etapa nacional da modalidade - Campeonato Brasileiro de Judô Sub 17 - que será realizada em Salvador, nos dias 4 e 5 de junho.
Mas chegar até aí não foi fácil. Sarah conquistou esse certame por meio de muito suor e treinamento pesado. Apesar de saber que não será fácil trazer medalha, se mantém confiante. ”Procuro não pensar muito para não atrapalhar. Estou treinando bastante e confio no meu esforço. Vou conseguir”, diz. Sarah comenta, ainda, que se não fosse o PAF não teria conseguido tantas conquistas. “O Sesi-DF, por intermédio do PAF, está dando todo o apoio que eu preciso para melhorar cada vez mais. O melhor de tudo é que é de graça. Se tivéssemos que pagar, talvez eu não estivesse treinando”, relata.
Já sua irmã, Noemi de Oliveira, 15 anos, também não fica para trás quando o assunto é vencer. Em 17 competições que já disputou, ganhou 17 medalhas. “Chamamos ela de papa-medalha!”, brinca o instrutor Carlos Roberto Oliveira, que acompanha a família desde quando começaram a treinar. Este ano, Noemi está treinando duro para passar para a série A e concorrer a uma vaga no Brasileiro do próximo ano. “Quero aproveitar essa boa fase para conseguir mudar de categoria e concorrer em campeonatos maiores”, diz.
O irmão mais novo, Wilson Kallil, 13 anos, também treina judô no Sesi-DF. Mas por enquanto, o foco é ganhar massa muscular e condicionamento físico. Começou no Programa Atleta do Futuro fazendo futebol de salão. Mudou para a modalidade judô, há um ano, e apesar da pouca idade, Wilson quer seguir o mesmo caminho de conquistas das irmãs. “Gosto muito de judô. Quero treinar bastante para conseguir bons resultados nas competições que eu participar”, conta.
Para o pai dos garotos, Wilson Monteiro, a oportunidade que o Sesi oferece por meio do PAF é uma ajuda e tanto para o desenvolvimento dos filhos. “Vejo a prática de esporte como uma oportunidade de formação e disciplina para os jovens. Por isso, o PAF é tão importante. Ele ajuda na formação intelectual e até mesmo profissional dos alunos. E isso é excelente”, conta o pai.
Treinamento
Segundo o instrutor Carlos Roberto, os alunos, além de treinarem judô pelo PAF, praticam também a modalidade atletismo, com o objetivo de dar melhor condicionamento físico aos jovens atletas. “Para os alunos que se destacaram nos últimos meses, eu propus uma maneira diferente de treinamento, oferecendo atividades que ajudassem no desenvolvimento e condicionamento físico deles. E esse treinamento tem dados resultado”, explica.
Outros talentos
Ao todo, são 10 alunos que estão disputando campeonatos aleatórios para conseguir experiência e boas colocações. Outro jovem que merece destaque é o aluno Hugo Hendrick de Jesus, 14 anos, que disputa na categoria 13 a 14 anos, acima de 64kg. Hendrick já obteve 3ª colocação na fase Regional de judô e agora segue classificado para disputar o campeonato Brasileiro, que será realizado em Goiânia, no mês de agosto. Hugo está confiante. “Tenho treinado e me dedicado bastante. Como já conheço com que vou disputar, posso dizer que tenho 90% de chance de uma boa colocação”, diz.
Para o instrutor Carlos Roberto, o Programa Atleta do Futuro abre espaço para que novos talentos do esporte sejam descobertos. “Eu pratiquei esporte no Sesi quando ainda era pago. Tinha apenas cinco anos de idade. Hoje dou aula para alunos que não pagam nada para estar aqui. Isso é muito bom e motiva quem quer crescimento por meio do esporte”, incentiva. Ainda segundo Carlos Roberto, o PAF forma profissionais do esporte. Quem tem força de vontade, recebe todo o apoio para se tornar um grande atleta. “A judoca Ketleyn Quadros é medalhista Olímpica no Brasil. Ela era aluna do Sesi e treinava na unidade da Ceilândia. Isso motiva os alunos a terem força e garra para conquistar bons resultados agora e no futuro”, conta.
PAF
O Programa Atleta do Futuro é promovido de forma gratuita nas unidades do Sesi Ceilândia, Gama , Sobradinho e Taguatinga. São oferecidas diversas modalidades como: vôlei, futebol de campo, futsal e judô, além do atletismo. O PAF é destinado para crianças e jovens de 7 a 17 anos. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima e se certificar quanto às vagas ainda abertas. Informações: Sesi Ceilândia (3471-9700), Sesi Gama (3484-9600), Sesi Taguatinga (3355-9500) e Sesi Sobradinho (3487-9600).
Kamila Aleixo
Unicom
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3878
Foto: Cristiano Costa/Unicom