Sesi-DF promove oficinas culturais para a população

 

O projeto de Formação Cultural promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), desde 2009, está em plena ascensão. Iniciado com a oferta de oficinas culturais de teclado e violão, a procura foi tamanha que foram acrescentadas ao projeto aulas de canto coral, teatro, dança, guitarra e capoeira. Atualmente, cerca de 200 pessoas, entre trabalhadores da indústria e a comunidade em geral, participam das oficinas, que são realizadas nas unidades do Sesi espalhados pelo DF, nos três turnos, duas vezes por semana. Os preços são bem acessíveis e variam de R$ 30 a R$ 56. As aulas de canto coral, por sua vez, são gratuitas. Os interessados devem procurar o Sesi mais próximo e se informar das oficinas ofertadas.
 
Na visão da responsável pela Formação Cultural do Centro Cultural Sesi, Flávia Lucci, “ao promover as oficinas culturais, o Sesi-DF dá oportunidade ao aluno de mostrar o seu talento e ampliar sua vivência, criando e recriando o mundo em que vive. “É mais uma das ações da instituição como o objetivo de introduzir cultura na vida do industriário e da população em geral.  E cultura é qualidade de vida”, afirma Flávia.
 
As capacitações não têm duração definida. A ideia, segundo Lucci, é que cada aluno possa se desenvolver no seu ritmo. A unidade do Sesi em Taguatinga oferece todas as opções de oficinas, em dias alternados, às terças e quintas-feiras ou às quartas e sextas-feiras. O Sesi Sobradinho, por sua vez, promove aulas de violão e teclado. As outras unidades (Gama e Ceilândia) só oferecem aulas de violão. As mensalidades das oficinas têm preços diferenciados para usuário (que têm a carteirinha do Sesi) e para a comunidade.
 
Recital
 
Ao fim de cada semestre, o Sesi-DF realiza um recital com as turmas de violão, teclado e canto coral, uma forma de mostrar o aprendizado dos alunos obtido durante as oficinas. Já no término do ano, há uma apresentação de todas as modalidades culturais, que inclui, também, rodas de capoeira com muita música e gingado. 
 
Foi o que aconteceu, recentemente, em junho passado, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. Cerca de 90 alunos participaram dos recitais de violão, teclado e canto coral, aberto a todo o público. “Esses eventos são promovidos com o objetivo de valorizar o trabalho e a dedicação dos nossos alunos”, explica Lucci.
 
Daniel Soares Nery (30) é um dos alunos que se apresentou no último recital. Mas Nery tem um diferencial. Ele não faz apenas uma oficina, e sim três. O gosto pela cultura fez com que o aluno buscasse aprimorar a expressão artística, por meio das aulas de teatro, a dar passos precisos, com a dança de salão, e a utilizar a voz em seus diversos tons, mediante a oficina de canto coral. “O Sesi-DF, os professores e todos esses eventos que participamos nos estimulam a continuar e a melhorar sempre”, revela Nery.
 
Nery acrescenta que o preço é o diferencial do projeto de Formação Cultural do Sesi-DF, grande motivo que o fez participar das oficinas. “Os preços praticados aqui são muito acessíveis. Eu não encontraria no DF oficinas culturais com preços tão baixos”, revela.
 
Por fim, Nery conta que descobriu as oficinas do Sesi-DF por meio das Quartas Cênicas e das Quintas Musicais, outro projeto cultural promovido pela entidade, uma parceria com a Rede Globo Brasília. “Assisti espetáculos diversos no Centro Cultural Sesi. Lá informaram sobre as oficinas, o que me interessou muito, já que sempre gostei de artes”, finaliza.
 
Outras informações sobre o projeto de Formação Cultural do Sesi-DF podem ser obtidas pelo telefone (61) 3355-9566.

Luísa Peleja
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias (Fibra)
61 3362-3878
Foto: Cristiano Costa