Originalidade e emoção marcam o terceiro dia do Concurso de Quadrilhas
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
De fato, Taguatinga se consolida como pólo cultural de Brasília. Não somente pela presença do Centro Cultural Sesi, onde semanalmente são realizados shows e espetáculos gratuitos na Sala Yara Amaral, mas por todo mês de agosto oportunizar à população brasiliense o maior evento da cultura nordestina do DF: o Concurso Regional de Quadrilhas, realização do Sesi-DF em parceria com a Rede Globo Brasília. Hoje (7/8), sábado, cerca de 20 mil pessoas enfrentaram a baixa temperatura da noite tipicamente fria deste mês, na unidade do Sesi Taguatinga, para assistir às lindas apresentações juninas preparadas especialmente para o público.
E paixão é o sentimento que move cada quadrilheiro e o que faz com que este espetáculo seja tão belo. Este é o caso do integrante da Etâ Lasquera, Fabiano de Lima (27), que interpretou o padre durante a apresentação. “Em 2005, por curiosidade, comecei a participar de uma quadrilha. Me tornei o homem mais feliz da face da terra: eu amo dançar quadrilha”, o depoimento emocionado de Fabiano é fidedigno ao sentimento de todos as Marias bonitas, os cangaceiros, os noivos e as noivas, e cada par que se apresentou no Conquá. “Começamos em janeiro a nos preparar para o concurso do Sesi. Ensaiamos dia a dia, muitas vezes até às 2 horas da madrugada, para chegar este dia. Ver as arquibancadas lotadas e o público se levantar para aplaudir é indescritível”, contou, emocionado, o quadrilheiro.
Já para Claudeci Martins, presidente licenciado da Confederação Brasileira das Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq) e puxador da Si Bobiá a Gente Pimba, “cada vez que uma quadrilha pisa no tablado do Sesi Taguatinga, é a certeza de um sonho realizado e, principalmente, certeza da continuidade da cultura popular brasileira, das tradições nordestinas”.
A inovação também marcou a última noite de apresentações do concurso regional. A quadrilha Lasca o Fole trouxe para o tablado uma encenação baseada na novela global “O cravo e a rosa”, em que o fazendeiro caipira falido Julião Petruchio recebe a missão de desposar a rica e temperamental Catarina Batista. Devido ao pouco tempo de apresentação, a equipe apresentou a primeira parte da história e prometeu continuar a divertida história – baseada na obra “Megera Domada” de William Shakespeare – na edição de 2011. Já a quadrilha “Num Só Piscar”, no ano em que completa dez anos de existência, prestou homenagem aos 20 anos de morte do rei do baião Luiz Gonzaga.
Mas a grande surpresa da noite ficou por conta da apresentação da Busca Fé. A quadrilha trouxe para o tablado um telão simbolizando um cinema de cidade do interior nordestino, com exibições em praça pública. A história “Filho Pródigo” foi exibida em formato de filme e, de repente, os personagens saltaram da tela para o palco, causando euforia no público. “O cinema veio em consequência do tema, que é complexo e não seria totalmente compreendido somente com a dança. Nossa proposta sempre foi usar a apresentação para levar uma mensagem cristã”, explicou o marcador Bruno Anderson de Lima Cardoso (28). O grupo Busca Fé é precursor no Brasil, por ser a primeira quadrilha evangélica profissional. Os dirigentes da quadrilha crêem que “toda manifestação cultural é algo criado por Deus” e que essa verdade os leva a “tornar a arte de fazer quadrilha um ato de louvor e adoração ao Senhor, sem perder, com isso, a essência, a tipicidade e o contexto”. Ao final da apresentação da Busca Fé, um quadrilheiro entrou no palco representando Jesus Cristo. E a emoção tomou conta da plateia.
Responsabilidade de campeã – A quadrilha Triscou Queimou, atual campeã do Conquá, teve, em 2010, a responsabilidade de levar para o tablado do Sesi, uma apresentação à altura do título recebido no ano passado. Para tanto, o coordenador da Triscou Queimou e marcador, Luciano Lima (29), explicou o diferencial da campeã. “Trouxemos - além da dança fundamentada nas crenças e crendices de Santo Antônio, o santo casamenteiro – o Quarteto Forró, que abrilhantou a apresentação com o melhor da música nordestina ao vivo”, relatou.
Fechou a noite de apresentações a quadrilha Pau Melado, atual campeã do Arraiá Brasil e melhor pontuada no Circuito de Quadrilhas Juninas de 2010, realizado pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (Linq-DFE). O tradicional grupo de Samambaia trouxe para o público o tema “Um conto nordestino em plena Feira Populá” com o melhor das artes cênicas e plásticas, sem esquecer a essência de uma verdadeira quadrilha típica de São João. A Pau Melado é conhecida no circuito de quadrilhas pelo seu esmero na pesquisa da cultura popular, utilizando os elementos na medida certa.
Júri mais que experiente – O jurado Nivaldo Rodrigues veio diretamente de Campina Grande (Paraíba) para avaliar as quadrilhas do DF, compondo um júri de 12 experientes profissionais das áreas das artes cênicas, da música e da cultura popular. Além de pesquisador em folclore e professor de história da arte e literatura, Nivaldo também é jurado de concursos semelhantes em seu estado. “É uma iniciativa até pedagógica, de forma não direta. O Concurso de Quadrilhas é uma aula da história brasileira, é um conto cultural, mas em forma de festa”, disse. Nivaldo acrescentou que o Conquá permite “o encontro da população com sua própria cultura, com sua identidade, com suas raízes”.
Esse encontro poderá ser ainda mais rico na noite deste domingo, quando será realizado o Arraiá Brasil, concurso que engloba quadrilhas de vários estados brasileiros, como DF, Piauí, Ceará, Tocantins, Rondonia, Acre, Minas Gerais e Goiás. Na última noite, a festa terá início às 19h. Ao final, serão anunciados os grandes vencedores dos dois concursos. A entrada é franca e o Sesi Taguatinga fica na QNF 24 Área Especial, Taguatinga Norte.
Confira a relação das dez quadrilhas classificadas do Conquá, que voltarão para saber quais levaram os melhores colocados neste domingo.
Arraiá do Matutos
Arrocha o Nó
Eta Lasquera
Fuzaka
Lasca o Fole
Pau melado
Ribuliço
Si Bobiá a Gente Pimba
Triscou Queimou
Chuva de Prata
Suzana Leite
Assessoria de impresa
Sistema Fesderação das Indústrias do DF
Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom