Sesi e Senai-DF formam profissionais para o mercado de trabalho

Mais de cinquenta estudantes, entre 18 e 45 anos, iniciarão uma nova etapa a partir de hoje. Há cerca de um ano, não haviam concluído os estudos e, com isso, não tinham perspectiva de futuro. Até que uma matrícula lhes mudaria a visão do amanhã: eles tiveram a oportunidade de não só finalizar o Ensino Médio como, ainda, fazer um curso de Qualificação Profissional, o que os permitirá vislumbrar uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho. Durante cerimônia de formatura realizada na Sala Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi, os alunos do Ensino Médio Articulado, do Sesi e do Senai-DF, receberam o diploma conclusão do Ensino Médio e o certificado de Qualificação Profissional em Instalador e Mantenedor de Equipamentos de Informática e Assistente Administrativo.

De julho de 2009 pra cá, os 57 alunos puderam, em concomitância, participar das aulas de matérias curriculares do Ensino Médio, por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), no Sesi, e, ainda, adquirir uma qualificação profissional mediante capacitação no Senai. Três dias da semana eram destinados ao EJA e outros dois ao curso de qualificação. A proposta desta modalidade de ensino é garantir a conclusão dos estudos ao aluno, além de inserí-lo no mercado de trabalho, com a capacitação técnica.

Com a responsabilidade de um casamento e dos filhos, Luciana Ferreira de Mattos (34) largou os estudos. Naquele momento, estudar e concluir o Ensino Médio não era prioridade. Os anos se passaram e ela descobriu que o Sesi e o Senai-DF ofereciam a conclusão dos estudos e, ainda, um curso profissionalizante de graça. Ela não perdeu a oportunidade. Com a ajuda do marido, que passou a cuidar dos filhos no período noturno, Luciana pode se dedicar aos estudos na unidade do Sesi Taguatinga e recuperar parte do tempo perdido. “Uma das metas de minha vida era concluir os estudos. Consegui, com muito sacrifício, cumprir mais este objetivo”, disso.

Dona de uma microempresa de laticínios, Luciana disse que o curso de qualificação profissional em Assistente Administrativo não só a ajudou na empresa como ajudou na escolha de um curso de nível superior. “A capacitação que recebemos me ajudou a lidar com clientes, a melhorar minha postura diante dos funcionários e a administrar minha empresa. Para o meu futuro, a decisão já está tomada: farei faculdade de administração”, contou, muito animada.

Durante a formatura, Luciana foi oradora da turma. Para completar a felicidade da empresária, a irmã, Juciara Pereira de Matos (38), também recebeu os diplomas. “Assim que soube desta oportunidade, incentivei minha irmã a fazer o Ensino Médio Articulado comigo. Deu certo. Hoje, nós duas conseguimos concluir os estudos e, ainda, uma qualificação profissional. É muita felicidade”, finalizou.

Para a coordenadora de Educação para a Nova Indústria do Sesi-DF, Rosiane Moura, a EJA é uma grande oportunidade para o Sesi de exercer não só a responsabilidade social, como também a cidadania. “As pessoas atendidas pelo EJA são aquelas que por algum motivo interromperam os estudos e, com isso, também perderam a projeção de vida. O Sesi, por sua vez, acolhe essas pessoas que necessitam da educação básica e dá a oportunidade de tentarem uma vida melhor”, disse. E reitera: “E, por meio da parceria com o Senai, ainda recebem um ofício. É juntar, em um só programa, a fome e a vontade de comer”, finalizou.

Em 2009, o Sesi e o Senai-DF abriram dois editais de gratuidade na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio Articulado com Qualificação Profissional Básica. Mais de 500 vagas foram abertas nas unidades de Taguatinga e Gama, beneficiando, principalmente, a população de baixa renda. 
 


Suzana Leite
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
61 3362 3839

Foto: Cristiano Costa/Unicom