Sesi-DF levou cultura para mais de 20 mil pessoas no DF

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) ofereceu, ao longo do ano passado, 68 espetáculos de teatro e música ao trabalhador da indústria, seus familiares e a toda a comunidade. As apresentações, que fazem parte do projeto Sesi Cultural, em parceria com a Rede Globo Brasília, atraíram um público estimado em 20 mil pessoas ao Centro Cultural Sesi, localizado na unidade da instituição em Taguatinga. O objetivo da parceria é oferecer aos trabalhadores das indústrias do Distrito Federal e a comunidade em geral atrações culturais de forma gratuita, com artistas de renome nacional e, também, de grupos da cultura local.

Apenas nas chamadas Quartas Cênicas, quando são oferecidas ao público atrações teatrais, a Sala Yara Amaral, do CCS, recebeu 11,2 mil pessoas, média de 329 por apresentação. Já as Quintas Musicais, dias em que o teatro recebe músicos famosos e artistas locais, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo espaço cultural, registrando média de 286 pessoas por show.

De acordo com a produtora cultural do CCS, Marta Aguiar, a descentralização da cultura e a democratização do acesso a arte, por meio da música, da dança e das artes cênicas, também fazem parte dos objetivos do Projeto. “Procuramos sempre diversificar a programação para agradar a todos os públicos e, com as apresentações gratuitas, favorecemos o acesso da população à cultura”, comenta.

Em 2010, o Projeto Sesi Cultural recebeu artistas renomados do cenário cultural brasileiro, como os cantores Zé Geraldo e Fernanda Abreu. Além disso, aos finais de semana, quando o teatro recebe pautas pagas, o CCS apresentou festivais de comédia, como a temporada da Cia Sete Belos. Houve, ainda, atrações em homenagem ao cinquentenário de Brasília.

Neste ano, o Sesi-DF lançará edital para seleção de espetáculos, em data ainda a ser divulgada. As informações estarão disponíveis no site www.sistemafibra.org.br/sesi.

Foto: Cristiano Costa