Forró de Elba Ramalho levanta o público no Centro Cultural Sesi
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Artista inaugura a temporada 2011 de shows nacionais no Sesi Cultural
A voz única e inconfundível de Elba Ramalho ecoou ontem à noite (24), no Centro Cultural Sesi, durante o show que abriu o Projeto Sesi Cultural 2011. Acompanhada pelo trio formado por Cezinha (acordeon), Marcos Arcanjo (guitarra e violão) e Anjo Caldas (percussão), Elba contagiou o público que compareceu à Sala Yara Amaral, com sua energia eletrizante. O show acústico privilegiou canções românticas do repertório da cantora - como De volta pro aconchego, Gostoso demais, Canta coração, Ai que saudade d´ocê, Chão de giz -, mas não deixou de lado os forrós, marca registrada de Elba, - como Banho de cheiro e Eu só quero um xodó -, que fizeram a plateia, literalmente, desgrudar da cadeira.
Promovido gratuitamente pelo Sesi-DF em parceria com a Rede Globo Brasília, o show de Elba Ramalho lotou o teatro do Sesi, localizado na unidade de Taguatinga Norte. A apresentação inaugurou as Quintas Musicais de 2011 em grande estilo. E, para Elba, “é um prazer cantar onde o povo está”. Ela elogiou a iniciativa do Sesi e da Globo de descentralizar a cultura do Plano Piloto e levar apresentações gratuitas aos trabalhadores da indústria e a toda comunidade. “É mais bonito quando a arte é dada, quando ela é oferecida. É um direito do povo. Meu canto não é meu. Meu projeto cultural, meu projeto artístico não é meu. Ele nasce em mim, é um dom divino, mas é pra ser doado, dado de graça, porque de graça eu o recebi. Portanto, quando eu vejo a mobilização de instituições privadas em prol da população, eu fico muito feliz. Porque a arte é o que temos de mais democrático”, disse.
Enquanto Elba cantou canções românticas no estilo acústico, o público aplaudiu, cantou junto, manteve os olhos grudados neste ícone da música popular brasileira. Mas quando Elba combinou o vozeirão com o acordeon e o triângulo, o forró tomou conta da sala Yara Amaral e as cerca de 500 pessoas presentes não puderam ficar sentadas. O público levantou das cadeiras e teve até quem dançasse a dois, tamanho era o contágio da alegria da cantora. “Amei o show. Ela transmite uma energia incrível e prova que a vitalidade não passa com os anos, mesmo após 30 anos de carreira”, comentou a servidora pública e moradora do Guará I, Fátima Dantas (49).
Já o empresário Davi Duarte (31), morador de Samambaia, endossou a importância do projeto Sesi Cultural. “Faltam iniciativas como essas fora do Plano Piloto. O monopólio da cultura tem que acabar em Brasília e ser trazido para as extremidades. Sou um fã de carteirinha do Centro Cultural Sesi e estou aqui sempre que posso”, revelou.
O projeto Sesi Cultural, com as Quartas Cênicas e as Quintas Musicais, apenas começou em 2011. Toda semana, a população do DF tem acesso a cultura da melhor qualidade, com apresentações de teatro e shows de música, sempre de graça. A programação pode ser conferida no site do Sesi-DF ou por meio do telefone: 3355-9566. Aguarde sempre boas atrações!
Suzana Leite
Unidade de Comunicação e Marketing
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
61 3362–3839
Foto: Cristiano Costa