Nostalgia na representação da história dos candangos
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Uma noite de celebração e nostalgia para os candangos, pioneiros na história de Brasília. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), na véspera do 51º aniversário da capital, brindou os homenageados com a apresentação da peça “Capital”, durante as Quartas Cênicas. O espetáculo remeteu aos primórdios da construção da capital do Brasil, aludindo à ocupação e chegada dos candangos. Convidados de honra, um grupo de 10 pioneiros acompanhados de seus familiares pode assistir a uma mostra sobre sua trajetória durante a epopeia de construção da cidade.
Em um espetáculo que mistura interpretação e projeção com vídeos históricos da construção de Brasília, o Grupo Pirilampo de Teatro prestou uma digna homenagem àqueles que participaram das primeiras páginas da história do povo brasiliense. Em meio a muita emoção, o grupo de “desbravadores do cerrado” pôde prestigiar parte de sua história, além de serem homenageados no final da peça, recebendo aplausos e o reconhecimento do público presente.
Geraldo Silva chegou para morar em Brasília em 1960 e participou do policiamento na inauguração da Capital. “Sou militar e foi muito gratificante para mim como cidadão participar de um ato como o do início da história de Brasília. Assistir a essa peça me remeteu ao período de ocupação de Brasília, onde tudo era novo, e nós começamos tudo do começo”, declarou. Para ele, foi louvável a iniciativa do Sesi em homenageá-los. “Foi muito bom poder ver jovens na plateia. Eles puderam ver como foi a nossa trajetória. Eles puderam reviver tudo que nós passamos por meio da interpretação dos atores”, destacou.
Acompanhado de sua esposa, Sírio José de Souza chegou a Brasília em 1957, quando participou da construção da rede de água e esgoto da Brasília. Candango oriundo de Goiás, Sírio se orgulha de poder ter contribuído para a construção da capital.“Sou morador de Taguatinga, e para mim foi uma grande emoção poder ver nossa história contada nesta peça. Obrigado ao Sesi e a esses atores por me fazerem sentir especial”, declarou.
O projeto Sesi Cultural desta semana homenageia Brasília, ainda, com o show Quatro Estações, nesta quinta (21). Toda semana, a população do DF tem acesso a cultura da melhor qualidade, com apresentações de teatro e shows de música, sempre de graça. A programação pode ser conferida no site do Sesi-DF ou por meio do telefone: 3355-9566. Aguarde sempre boas atrações.
Carlos Magno Araújo
Foto: Cristiano Costa
Assessoria de Imprensa - Unicom - FIBRA