Sesi-DF terá oficinas culturais gratuitas nas unidades


As vagas para os cursos são limitadas. Oficinas serão ministrados entre os dias 16 e 20 de maio, nas unidades de Ceilândia, Taguatinga, Gama e Sobradinho.
 

dennIniciação a performance, jogos teatrais, percussão corporal, iluminação e produção de projetos teatrais são os temas abordados nas oficinas gratuitas de teatro que serão realizadas nas unidades do Sesi-DF:. As oficinas integram o projeto Curto Circuito no Andaime e tem como objetivo fomentar e proporcionar o intercâmbio do processo de trabalho no contexto teatral. Os cursos serão ministrados entre os dias 16 e 20 de maio, nas unidades de Ceilândia, Taguatinga, Gama e Sobradinho. A maioria dos oficineiros são ex-alunos da Universidade de Brasília, e se destacam pela sua diversidade de pesquisa no fazer teatral, o que implica em cada oficina ter um foco diferente.

Para se inscrever é preciso ter disponibilidade e ser maior de 16 anos. Podem participar estudantes, professores de teatro e demais interessados. As vagas são limitadas. A iniciativa tem o interesse de compartilhar o processo prático desenvolvido para a criação de novos trabalhos e incentivando a discussão, a apreciação e a pesquisa nas diferentes formas dentro das artes cênicas. Inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Oficinas

Sobre as oficinas do projeto Curto Circuito no Andaime, constam a de Iluminação, no Sesi de Taguatinga. Ministrada por Carlos Kobzev, ocorre de 16 a 20 de maio, das 14h às 18h, com carga horária de 20h e 10 vagas ofertadas. É voltada para o público maior de 18 anos, que tenha interesse em aprender e a desenvolver um trabalho técnico e criativo no âmbito da iluminação cênica. A oficina será dividida em etapas teóricas e práticas. Na primeira parte, será apresentada a história, as especificações técnicas e conceitos da dramaturgia da luz. Já na segunda etapa, os participantes irão vivenciar desde a fabricação de material a montagem de planos e pesquisa de campo.

O curso de Iniciação à Performance será ministrado entre os dias 17 e 19, das 9h às 13h, com 12 horas de carga horária, para pessoas a partir de 16 anos que tenham iniciação teatral. Larissa Mauro e Tatiana Bittar darão o curso. São exercícios de improvisação e de ressignificação de ações e de objetos, os participantes entrarão em contato com alguns princípios para a elaboração de uma performance. Conceitos básicos sobre o tema serão discutidos por meio da análise do filme “O equilibrista” e do texto da atriz e performer Eleonora Fabião. Os encontros serão na unidade do Sesi Gama. Ao final da oficina, os participantes irão realizar uma performance em local a ser definido, construída a partir dos elementos pesquisados.

Com Patrícia Del Rey e Kamala Ramers, a oficina de Jogos Teatrais propõe trabalhar estruturas operacionais que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e de suas técnicas dentro da forma de jogos. Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções que levam o jogador a desenvolver questões específicas da prática teatral. Serão vivenciadas técnicas de Augusto Boal e Viola Spolin. Será realizada no Sesi Sobradinho, nos dias 17, 18 e 19 de maio, das 14h às 18h, com carga horária de 12 horas, e 15 vagas, e se destina a atores e não atores acima dos 16 anos. A seleção dos participantes acontecerá mediante envio de currículo.

O Sesi Sobradinho recebe também a oficina de Produção de Projetos Teatrais, com Kamala Ramers e Patrícia Del Rey, entre os dias 17 a 19 de maio, das 10h às 13h. Conceituar e expor as atribuições dos diferentes produtores dentro de um mesmo trabalho (produtores técnicos, executivos, e logísticos) é o mote deste curso. O objetivo da oficina é buscar o perfil do produtor e público consumidor brasiliense realizando na prática um projeto cultural.

Na oficina de Percussão Corporal e Voz, ministrada por Marília Carvalho e Lucas Ferrarri, atividades práticas serão exploradas as possibilidades sonoras do corpo - voz e percussão corporal - e de instrumentos de percussão, para que os participantes possam ampliar sua percepção musical, interagir com a paisagem sonora local e exercitar a criatividade e coordenação motora na realização de pequenos arranjos e composições coletivas.

Ao final de cada encontro, os participantes poderão conversar sobre a experiência vivenciada e refletir sobre a forma como a paisagem sonora interfere nas nossas emoções e pensamentos, e a maneira com que lidamos com as múltiplas informações sonoras às quais estamos constantemente expostos. O curso acontece no Sesi Ceilândia, nos dias 17,18 e 19 de maio, das 14 às 18 horas, para pessoas de qualquer idade que tenham interesse e disposição física e mental para realizar um trabalho criativo envolvendo explorações sonoras.

 

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa
Foto:Cristiano Costa / Fibra-Unicom
Unidade de Comunicação e Marketing – UNICOM
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
61 3362–3883