DF conquista ouro e prata na natação

TatianaRibeiro
Simões Filho (BA) - Se no dia de ontem (25) não houve nenhuma prova para os atletas do DF, hoje (26) as competições começaram cedo e seguem até o fim da tarde, no Complexo Esportivo do Sesi em Simões Filho (BA), pelos Jogos Nacionais do Sesi. Pela manhã, as provas de natação, disputadas pelos trabalhadores do Metrô-DF e dos Correios, já tiveram bons resultados: medalhas de ouro e bronze para a capital federal. À tarde, a possibilidade de pódios também é grande com a equipe de atletismo.

Os nadadores Marllon Capdeville, Paulo Itajahy, Samuel Tenório e Alberto Gomes Neto, trabalhadores dos Correios, conquistaram, juntos, o mais alto lugar no pódio, no revezamento 4x50m livre (+35). O quarteto repetiu o feito da sexta edição dos Jogos Nacionais do Sesi, realizados no ano passado em Bento Gonçalves (RS), em que levaram o ouro nesta mesma prova.

Segundo o contador Paulo Itajahy (38), o ouro conquistado pela equipe no ano passado motivou-os a treinarem juntos e a não só manter como melhorar o tempo em 2011. “Por causa dos Jogos do Sesi, passamos a treinar juntos. Escolhemos um bom clube em Brasília e estamos treinando no mesmo horário. Isso melhorou muito a nossa qualidade técnica e baixou, consideravelmente, o nosso tempo”, conta. Paulo ressalta que outros amigos dos Correios se juntaram a eles neste projeto. “Hoje, somos sete pessoas. Esses amigos que agora treinam conosco, vieram para iniciar suas histórias nos Jogos e já estão de olho no Jopese”, diz. O contador se referia aos Jogos Poliesportivos Sesi/Empresa (Jopese), etapa estadual (DF) na competição.

Já Marllon Capdeville (41) conta realizar hoje, por meio do esporte, os sonhos de juventude. “Fui atleta profissional em um clube de Fortaleza, quando era jovem. Não consegui ir adiante. Ao entrar nos Correios, conheci os Jogos do Sesi e retomei os treinos. Deu certo. Já fui à Itália por conta de um mundial dos trabalhadores, ao Rio Grande do Sul, em um nacional, ao Mato Grosso, por uma etapa regional, entre outros. Isso tudo, resultado da prática esportiva”, relata.

Marllon também tem alcançado bons resultados dentro da própria empresa. Os Correios promovem uma competição de natação em nível nacional. Ele foi um dos três melhores índices nos últimos dois campeonatos. Com isso, foi habilitado a participar de uma clínica internacional de natação, nos Estados Unidos, onde pode aperfeiçoar tanto a parte técnica como a teórica. “O esporte tem sido um incentivo para que eu permaneça na empresa e não queira buscar outras oportunidades profissionais”, ressalta.

Incentivo à saúde

Pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) com a participação de mais de dez mil trabalhadores revela o diagnóstico de saúde e estilo de vida dos empregados da indústria da capital federal. De acordo com dados do levantamento, 15,7% dos entrevistados têm hipertensão; 7,3% reclamam problemas de depressão; enquanto 25,7% sofrem de problemas de saúde e outros 3,1% de diabetes. E não para por aí. O estudo mostra que 12,1% dos trabalhadores da indústria são obesos e 13,4% fumantes. Além disso, é óbvio, 23,4% não praticam atividades físicas em quantidade suficiente para beneficiar a saúde.

E o técnico em mecânica do Metrô-DF, William Veloso (41), poderia estar dentro destas estatísticas, não fossem os Jogos do Sesi. Ele, juntamente com a equipe do Metrô-DF, conquistou o terceiro local no revezamento 4x50m (+25). “Até os 18 anos de idade, a natação fez parte da minha vida. A correria da vida adulta e o dia a dia me mantiveram longe dos esportes”, relata. William diz que, em 2005, conheceu os Jogos do Sesi por meio do Jopese e, de lá pra cá, os jogos são incentivo para não deixar a prática esportiva. “O Sesi me permitiu abandonar o sedentarismo. E não só isso: ganhei qualidade de vida com o esporte, já que treino forte para chegar, todos os anos, à etapa nacional da competição”. Já o trabalho, diz, ele, ganha com produtividade.

O DF nos Jogos Nacionais do Sesi

A delegação do Sesi-DF é composta por 34 trabalhadores-atletas, empregados dos Correios, Novacap, Metrô-DF e Brasal. Até o dia 28/5, eles competirão em provas de natação, atletismo, xadrez rápido, tênis de mesa e tênis de campo. A abertura dos Jogos Nacionais do Sesi 2011, realizada na noite deste dia 25, no Complexo Esportivo do Sesi em Simões Filho, município da região Metropolitana de Salvador, proporcionou aos cerca de mil trabalhadores-atletas presentes uma aula de cultura. O espetáculo foi composto com mais de 500 artistas. Na oportunidade, houve a passagem da bandeira dos Jogos do Sesi por gaúchos, representando a competição de 2010, realizada em Bento Gonçalves (RS), para as baianas, que representaram a cidade anfitriã dos jogos de 2011, Simões Filho (BA). Em seguida, as delegações dos estados fizeram o desfile de apresentação e o juramento do atleta.

O show contou, ainda, com o espetáculo teatral O Brasil se Reconhece na Bahia, que encenou a colonização brasileira, pelos portugueses, a presença dos índios que aqui moravam e a influência dos negros africanos na cultura baiana, estes trazidos para o País como escravos. O ponto alto do evento foi quando o músico Armandinho entrou no ginásio tocando o Hino Nacional na guitarra, acompanhado da cantora Margareth Menezes e dos tambores da banda infantil do grupo cultural Ilê Aiyê.

Em discurso, durante a solenidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, falou, com orgulho, da satisfação em receber os Jogos Nacionais do Sesi no mais novo complexo esportivo da região. “Esse complexo esportivo foi totalmente reformado e tem toda infraestrutura necessária para receber os Jogos Nacionais”. Mascarenhas falou, ainda, da pista de atletismo classe 2, a primeira da Bahia certificada pela Organização Internacional de Atletismo. “É nos Jogos Nacionais que inauguraremos a pista”, contou.

A unidade do Sesi em Simões Filho recebeu investimentos de R$ 15 milhões, que garantiram a completa remodelação da infraestrutura, a ampliação e a qualificação da equipe do centro esportivo, que fica próximo dos principais pólos industriais da Bahia, como Camaçari, Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde.

Diversas autoridades compareceram à solenidade de abertura. O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, também presente no Complexo Esportivo, lembrou da importância do esporte para que o ser humano seja “completo e, assim, feliz”. Wagner ressaltou a importância da convivência e da troca de cultura com trabalhadores de todo canto do País. “Mais importante do que vencer, é estar aqui e conviver com pessoas tão diferentes”, disse, na oportunidade. Já o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, falou do orgulho em receber os Jogos do Sesi. “Simões filho agradece por receber os Jogos Nacionais do Sesi 2011. Hoje, podemos nos considerar uma cidade feliz”, completou. O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), Adonias dos Reis Santiago, e a diretora de Assuntos da Indústria Saudável do Sesi-DF, Maria Aparecida de Oliveira, estiveram presentes na solenidade.

 

Texto: Suzana Leite