Animação mostra a origem do nome das cidades do DF

Filmes de animação mostram a origem do nome das cidades do DF

gtrO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) quer instigar o interesse da população brasiliense pela origem do nome de suas regiões administrativas. Para tanto, a instituição lança vinte filmes de animação, produzidos com cenários e personagens feitos de materiais do dia a dia da indústria - como parafusos, pregos, fios, botões, luvas, caixas de ferramentas, tubos, entre muitos outros - de forma lúdica e com o olhar da indústria, que explicam como surgiram os nomes das regiões do DF. Trata-se do projeto Em Nome das Cidades, que contempla a veiculação dos filmes nas tevês e, ainda, a distribuição de 200 mil cartilhas e 50 mil DVDs em escolas da capital federal.

Para a produção dos filmes e cartilhas, foi realizada uma pesquisa histórica no DF. O resultado é um leque de curiosidades que, de certo, grande parte da população brasiliense desconhece. Planaltina, por exemplo, tem esse nome por ter sido fundada, há 150 anos, bem no coração do Planalto Central. Taguatinga, por sua vez, tem esse nome por causa do barro branco que existia no local, ta’wa’tinga em tupi. E quem imaginou que o Cruzeiro já foi chamado de cemitério?

“É uma forma divertida e bem-humorada de fazer com que as pessoas saibam mais sobre as cidades em que moram e tenham orgulho do lugar”, afirma Cida Oliveira, diretora de Atividades da Indústria Saudável do Sesi-DF.

O projeto Em Nome das Cidades inclui vinte animações de um minuto de duração, uma para cada região administrativa contemplad: Águas Claras, Brasília, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Taguatinga e Varjão.

“O objetivo é que o material seja usado com finalidade pedagógica e que também chegue às famílias por intermédio dos estudantes”, destaca Cida. “É importante despertar nos moradores o sentido histórico, político, geográfico, comportamental, social e humanista de sua região”, completa.

Os filmes já estão sendo veiculados nas emissoras de tevê do Distrito Federal, em salas de cinema e podem ser visualizados na internet.

 

Assista:

 

Águas Claras

Brasília

Brazlândia

Candangolândia

Ceilândia

Cruzeiro

Gama

Guará

Itapoã

Núcleo Bandeirante

Paranoá

Planaltina

Recanto das Emas

Riacho Fundo

Samambaia

Santa Maria

São Sebastião

Sobradinho

Taguatinga

Varjão

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF)