Cozinha Brasil difunde conceito de alimentação sustentável

image001Alimentação saudável e sustentável em um grande evento de gastronomia de Brasília. A participação do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) no Brasília Gourmet, que acontece este fim de semana no Unique Palace, aconteceu por meio de oficinas gratuitas do Programa Cozinha Brasil. Amantes da cozinha presentes ao evento aprenderam a preparar pratos saudáveis, reaproveitando integralmente os alimentos. Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e nutritiva, os técnicos do Cozinha Brasil repassaram dicas de educação alimentar e as diversas formas de evitar o desperdício.

“Uma das nossas metas é difundir a alimentação sustentável, um conceito de alimentação rico em nutrientes, mas livre de desperdício, focando ainda na economia de alimentos e de água”, apontou a nutricionista do Sesi, Estella Brito.

Os participantes dos cursos conheceram três das receitas mais tradicionais do Cozinha Brasil – bolo de casca de banana, bolo de abóbora com coco e suco da horta. As crianças também participaram das atividades, pondo a mão na massa preparando o brigadeiro de mandioca. “Foi uma oportunidade muito rica vir com minha família, saber dicas de culinária e ainda ver minha família fazendo doces. Foi genial”, destacou a advogada Lenise Dantas, que levou a filha para a oficina do Cozinha Brasil.

Durante as oficinas, os participantes prepararam receitas, e também puderam degustá-las. “Gosto muito de cozinhar e achei muito interessante a ideia de poder prová-las e ainda reaproveitar os alimentos feitos durante a oficina. Existe muito desperdício hoje em dia e acho que é uma ideia que precisa ser divulgada”, ressaltou o professor José Espírito Santo, após participar da oficina de bolo de abóbora com coco. Quem visitava o espaço reservado ao Sesi recebeu kits do programa do Sesi e ainda levava panfletos e livros de receita ensinadas durante a iniciativa.

Cozinha Brasil contribui com a economia familiar

image003Reeducação alimentar, consumo integral dos alimentos e diminuição do desperdício ajudam na economia mensal de cada família. E até mesmo quem tem restrições alimentares – como diabéticos, hipertensos, obesos e cardíacos – aprenderá a montar um cardápio especial, comendo de forma correta e prazerosa, com alimentos da estação e da região. Essa é a proposta do programa Cozinha Brasil.

Segundo a nutricionista do Sesi-DF Estella de Brito, a participação da instituição no evento gastronômico é uma oportunidade relevante para conscientizar a população sobre o aproveitamento integral dos alimentos. “O programa do Sesi chama atenção das pessoas para evitar o desperdício e a dar mais qualidade nutricional às receitas. É o conceito da alimentação sustentável”, reforça. Segundo Estella, outro aspecto importante que o Cozinha Brasil desperta nas pessoas é a questão econômica. “Desperdiçando menos alimentos, as pessoas gastarão menos dinheiro, e ainda economizam água e reduzem a quantidade de lixo”, destacou. O Cozinha Brasil foi criado em 2004 pelo Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para ensinar o trabalhador da indústria e as famílias brasileiras a comer bem gastando pouco.

 

Texto: Carlos Magno
Fotos: Cristiano Costa - UNICOM / Fibra