DF traz cinco medalhas de ouro no mundial da Áustria

mundial_da_AustriaO Brasil levou o primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial de Natação da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), realizado de 23 a 26 de agosto na cidade de Bad Radkersburg, na Áustria. A delegação brasileira foi formada pelos trabalhadores que se destacaram nos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizados em maio, em Salvador. Único atleta do Distrito Federal na competição, Marllon Capdeville se destacou, trazendo cinco medalhas na categoria master de natação, entre 40 e 44 anos, sendo duas de ouro e três de prata.

Funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-DF), Marllon venceu a medalha de ouro nas provas 50m peito e revezamento 4x50, e conquistou medalha de prata nos 50m livre, 200m peito e 200m medley individual. A equipe brasileira ganhou 141 medalhas, 74 de ouro, 46 de prata e 21 de bronze na disputa. “É uma competição sem precedentes, e contamos com todo suporte e incentivo do Sesi-DF. A alimentação, cuidados médicos, tudo foi providenciado. Sem contar com a união do grupo brasileiro, que foi um dos pontos altos na nossa conquista”, destacou o nadador.

O mundial contou com atletas de associações esportivas de 11 países. A delegação brasileira, com trinta trabalhadores de 21 empresas brasileiras, ganhou 141 medalhas, 74 de ouro, 46 de prata e 21 de bronze na disputa. A seleção da Itália ficou na segunda posição com 103 pódios. Foram 56 medalhas de ouro, 25 de prata e 22 de bronze. A Holanda terminou em terceiro, com 124 medalhas, 39 de ouro, 41 de prata e 44 de bronze.

Ao chegar em Brasília, Marllon fez questão de enaltecer o papel do Sesi nesta conquista. “A experiência de participar de torneios internacionais desse nível é única. O Sesi proporcionou essa possibilidade e eu estou muito feliz com meu desempenho. Eu realizei um sonho porque é um evento grande, e pude me sentir como se estivesse defendendo o Brasil nas olimpíadas”, ressaltou o nadador.

 

Uma bagagem repleta de torneios internacionais

mundial_da_Austria_2

A experiência em outros mundiais de natação credenciaram a vitória ao atleta brasiliense. É a terceira vez que Marllon participa de edições de mundial. A primeira foi em 2006, na Itália, e a penúltima no ano seguinte, aqui mesmo no Brasil, em Blumenau. “São momentos únicos, onde encontramos pessoas do mundo todo que praticam o nosso esporte. É um intercambio cultural incrível, onde podemos conhecer outras línguas, outro tipo de alimentação, povos diferentes dos nossos. É tudo muito rico”, reiterou Marllon. O atleta brasiliense disse ainda que essa viagem foi um presente. já que um dia antes da viagem foi o seu aniversário. “Para mim foi um presente dado pelo Sesi. Conseguir esse êxito após meu aniversário foi mesmo um grande presente”, finalizou.

 

Estímulo do Sesi à prática esportiva nas empresas

Todos os anos, o Sesi-DF reúne os trabalhadores da indústria para a realização dos Jogos Poliesportivos Sesi/Empresas (Jopese). O evento tem como objetivo estimular a prática esportiva entre os industriários, oferecendo condições na obtenção de hábitos saudáveis e de integração, além de favorecer a compensação dos desgastes causados pelo trabalho. Podem participar todos os trabalhadores dos segmentos empresariais do DF que sejam contribuintes do Sesi, em modalidades como atletismo, futsal, vôlei de praia, natação, entre outros.

Segundo a diretora das Atividades da Indústria Saudável do Sesi-DF, Maria Aparecida de Oliveira, o Jopese já se consolidou como uma ferramenta de fomento à prática esportiva entre os trabalhadores, oferecendo condições para a obtenção de hábitos saudáveis e de integração. “Além disso, a competição permite que os participantes vivenciem e levem para o ambiente de trabalho os valores do esporte, o que faz grande diferença na vida profissional”, ressalta.

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa – Sesi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Divulgação