Participação massiva de atletas marcou 27ª edição do Jopese
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Disputas acirradas e atividades para as famílias dos trabalhadores-atletas marcaram a 27ª edição dos Jogos Poliesportivos Sesi Empresa (Jopese), encerradas no último fim de semana. A participação de atletas foi o diferencial desta edição, superando a de 2010: 819 atletas inscritos em 2011 contra 600 atletas da edição do ano passado. O número de empresas também foi destaque: 28 empresas contra 22 do ano passado. A competição foi disputada nas modalidades de futebol de campo, sete master, futsal, atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol de quadra. Troféus e medalhas foram entregues aos três primeiros colocados em cada modalidade. Após a premiação, um almoço de confraternização foi oferecido pelo Sesi a todos os participantes, colaboradores e suas famílias. Uma dupla sertaneja animou a confraternização após os jogos.
“Tecnicamente foi uma competição muito interessante porque reuniu um grande número de atletas e as empresas aderiram de forma massiva ao Jopese este ano. A única baixa foi a equipe dos Correios (ECT) que por conta da greve, deixou de participar em algumas modalidades, mas que não tirou o brilho da disputa”, destacou o coordenador técnico dos jogos, Bruno Tavares. De acordo com o professor do Sesi, o futebol foi a modalidade com jogos mais acirrados. “Todos os esportes foram bem disputados, mas o futebol obteve jogos muito bons”, reforçou Bruno.
Para Bruno, a 27ª edição foi um sucesso também pelos atrativos a mais que trouxe para a família dos atletas. “Essa edição foi muito interessante porque oficinas e atividades foram disponibilizadas para os familiares. Enquanto eles competiam, seus filhos e cônjuges podiam fazer massagens, confeccionar sandálias e camisas, além de contar com orientações sobre nutrição, fisioterapia e educação sexual. Até oficina sobre como fazer churrasco foi oferecido a todos”, reiterou o supervisor.
Ambiente propício para a atividade física
O Sesi ofereceu um ambiente propício para a preparação das equipes na competição. Além de sediar todos os jogos em suas unidades, também cedeu suas quadras para que as empresas treinassem seus times antes da competição. ECT, Gravia, Vivo, WISE Informática, Metrô-DF, Brasal, Artec e ADGL realizaram treinamentos com suas equipes nas unidades do Sesi antes da competição. Ambulâncias e acompanhamento médico foi disponibilizado em todas as unidades durante os jogos e provas.
Atletas brilharam nas quadras, campos e pistas
Contudo, as maiores estrelas da competição foram mesmo os trabalhadores-atletas. Um dos destaques dasfinais foi o competidor Elismar Divino, da Novacap. Competindo pelo atletismo, Elismar ganhou três medalhas de ouro nas provas de 100m, 4x100 e 200 m rasos. “Eu adoro competir pelo Jopese. Nos tira do sedentarismo, promove a integração entre os atletas e as empresas e ainda nos dá oportunidades de viajar pelo Brasil”, destacou o campeão, que no último mês de maio esteve na Bahia, representando o DF nos Jogos Nacionais do Sesi.
As mulheres também fizeram bonito neste domingo. Pelo futsal feminino, a equipe do Metrô-DF venceu a equipe da Vivo no ginásio do Sesi Taguatinga pelo placar de 2 gols a um. “Foi um belo jogo e estamos confiantes para a próxima etapa da competição”, destacou Clarissa de Lima, atleta da equipe campeã.
Uma homenagem especial foi feita às atletas Alana Keilla Soares, do metrô-DF por ser a primeira atleta cadeirante do Jopese, participante da modalidade de arremesso de peso no atletismo. A atleta Marcelle Motta, também do metrô-DF também foi homenageada por ser a primeira mulher a competir na modalidade xadrez.
Próxima parada: Jogos Regionais, em Cuiabá, de 11 a 15 de novembro
As equipes campeãs de todas as modalidades estão automaticamente classificadas para a fase regional, que será disputada em Cuiabá, no mês de novembro. Em 2012, a fase nacional será disputada em Goiânia, ainda sem data definida. Depois, os melhores do Brasil carimbam o passaporte para a etapa mundial, realizada pela Confederação Internacional Esportiva do Trabalho (CSIT).
Segundo a diretora de Atividades da Indústria Saudável, Maria Aparecida de Oliveira, é de extrema importância que as empresas incentivem seus empregados na prática esportiva. “Ao proporcionar qualidade de vida aos funcionários, as empresas ganham em produtividade, uma vez que o esporte aumenta autoestima, saúde, sociabilidade, entre outros. Além disso, o trabalhador ganha ao levar consigo, para as vidas profissional e pessoal, os valores do esporte: trabalho em equipe, respeito aos próximo, e características como ética, perseverança, determinação, disciplina, comprometimento e até superação”, exemplifica.
Alfa Empreendimentos, Artec Contrutora, Brasal Refrigerantes, Caenge, Caesb, Café do Sítio, Café Forte, Ciplan, Correios – DF, Corumbá Concessões, Dgl, Emsa – Empresa Sul Americana S/A, Entherm Engenharia, Furnas, Gravia, Metrô – DF, NOVACAP, Panificadora J. Gontijo, Rexam, Rossi, Telemont, Totó Ferragens, União Quimica, Vivo – DF, Wise Informática e Votorantim estiveram entre as empresas participantes.
Clique aqui e confira as empresas campeãs em todas as modalidades da 27ª edição do Jopese
Carlos Magno
Unidade de Comunicação e Marketing - Unicom
Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA
Serviço Social da Indústria – Sesi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos Cristiano Costa