Cultura e entusiasmo marcam a abertura dos Jogos Regionais
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Empolgação e muita energia dos atletas marcou a noite de abertura dos Jogos Regionais do Sesi, ontem no complexo Sesi Park, em Cuiabá. Logo no desfile das delegações, trabalhadores-atletas demonstraram que farão grandes disputas ao longo do torneio. A delegação do Sesi-DF era uma das maiores e uma das mais animadas. Durante a cerimônia de abertura, um show de cultura e regionalismo foi apresentado aos participantes: danças típicas e folclóricas do Mato Grosso, como o “rasqueado”, o “cururu” e o “siriri” deram o tom cultural ao evento. Para enriquecer ainda mais a noite, um pajé da etnia borôru, tribo local, cantou o hino nacional na língua nativa da tribo indígena.
“São mais de 10 edições dos jogos integrando trabalhadores-atletas de todas as regiões, oriundos das mais diversas empresas. Vejo que existe muita renovação entre os participantes, e isso é de suma importância para nós, que organizamos o evento. Muito trabalho foi feito aqui em Cuiabá para receber vocês, atletas. É muito rico participar de uma cerimônia como essa, que mostra a diversidade cultural do nosso País”, discursou o gerente de lazer do Departamento Nacional do Sesi, Rui Campos.
Com um discurso emocionado, o superintendente regional do Sesi-MT, José Carlos Dorti, enalteceu o prazer de receber os atletas. “É uma grande satisfação receber as delegações dos estados da região Centro Oeste e do Distrito Federal. Arrumamos toda a Casa com carinho para vocês, e espero que vocês sintam-se bem para fazerem o seu melhor na competição”, pontuou.
Em um belo momento da solenidade, a pira olímpica foi acesa, por meio de uma dramatização acerca da saga dos bandeirantes na colonização da região. Uma espécie de canoa foi içada do chão ao topo da pira por um dos atletas cuiabanos. Em seguida, o competidor Luiz Pedro Pereira fez o juramento do esportista, levando todos os atletas participantes a se comprometerem com o ideal olímpico da competição. Uma queima de fogos abriu os trabalhos, brindando a todos com um espetáculo memorável.
As melhores expectativas
“Contamos com uma expectativa das mais positivas. O DF veio para competir com muita animação. Se as vitórias vierem, ótimo, mas o principal é que os nossos atletas tragam alegria e façam o melhor que puderem. A integração é um dos pontos altos dos jogos, e todos sabemos que nossos atletas sairão daqui conhecendo e fazendo grandes amizades com os demais companheiros de outras empresas que aqui participam da competição”, destacou Bruno Tavares Rêgo, chefe de delegação do Sesi DF.
DF vai buscar hegemonia na natação
Vencedores há cinco edições dos Jogos Regionais do Sesi, os nadadores da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que representam o DF na competição, vão buscar manter a hegemonia durante as disputas deste ano. A equipe de revezamento 4x100 pretende manter a invencibilidade nas piscinas de Cuiabá. “Estamos muito confiantes. Nosso grupo está fechado e viemos para buscar mais uma medalha de ouro para o DF”, destacou um dos líderes do grupo, o nadador Marlon Capdeville.
A competição tem início
Após a cerimônia de abertura, a delegação do DF retornou ao hotel para o descanso necessário, já que as disputas começariam cedo pela manhã. O futsal masculino e feminino, futebol sete master, vôlei masculino e feminino, xadrez e tênis de mesa dariam início às suas disputas já no sábado. Apenas a competição da natação terá suas provas realizadas a partir deste domingo, 13.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos:Cristiano Costa / Fibra-Unicom