Esporte Cidadania recebeu 14 mil pessoas neste sábado

CRI_1113A 7ª edição do Esporte Cidadania recebeu mais de 14 mil pessoas em um só dia, no Sesi Taguatinga. Mesmo num dia chuvoso, a comunidade não perdeu a chance e participou das atividades de esporte, lazer e entretenimento programadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Os alunos do Projeto Atleta do Futuro (PAF) abrilhantaram o dia com as disputas do Olimsesi, a competição que reúne as modalidades do projeto em todas as unidades do Sesi no DF. O “dia do esporte” no Sesi Taguatinga demonstrou que a população gosta da prática esportiva e comprovou isso com a participação massiva da comunidade. Das 9h às 17, foram prestados 14.136 atendimentos registrados, além de mais 10 mil serviços prestados nas empresas durante a semana da qualidade de vida, realizada pelo Sesi entre os dias 21 e 25 de novembro.

Após a abertura do evento, logo cedo, às 9 horas, os alunos do PAF iniciariam suas competições do Olimsesi. A competição reuniu atletas do PAF das quatro unidades do no DF: Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho e Gama.  Paralelamente, aconteceram atividades dos alunos com seus pais, por meio de uma ação que reuniu atletas e familiares em um revezamento de caminhada, corrida e natação ao longo do dia. Os participantes realizaram as provas e se revezavam em diferentes grupos, de forma que todos participassem das modalidades relacionadas.

A atividade física pôde ser praticada em família durante todo o Esporte Cidadania. “Foi uma festa. É um incentivo a mais para nossos filhos. É muito bom sentir que podemos fazer parte da prática esportiva junto com eles, além de podermos dar exemplo de atividade saudável para a criançada. Eles já passam a ter essa noção desde cedo”, destacou Mauro Otávio Diniz, pai da Gabriele (10) e Giovana Lúcia (12), alunas do PAF na unidade de Taguatinga, que competiu na natação de revezamento junto com as filhas.

O evento também trouxe atividades para toda a família. Para os mais novos, foram realizadas brincadeiras diversas em camas elásticas e brinquedos infláveis num dia inteiro dedicado à prática esportiva. O jovem Carlos Eduardo brincou durante todo o dia na cama elástica enquanto seu irmão, Pedro Jorge, disputava partidas pelo futebol, no Olimsesi.

Competição levada a sério pelos jovens talentos do PAF

Com o intuito de incentivar a prática esportiva entre as crianças e os adolescentes, muitas disputas foram promovidas ao longo do dia em Taguatinga. Futsal, vôlei, mini vôlei, judô, atletismo, tênis de mesa e futebol foram as modalidades que os atletas do PAF puderam participar. “É um grande momento de interação e socialização, mas também de competição levada a sério. Os alunos treinam regularmente e puderam competir com os outros atletas das demais unidades e isso é indispensável para a formação de todos eles”, destacou Bruno Tavares, supervisor de lazer do Sesi Taguatinga.

Um dos grandes talentos revelados pelo PAF é o judoca Hugo Hendrick. Medalhista em competições internacionais, Hugo faz questão de participar das competições realizadas pelo Sesi-DF. “É sempre um aprendizado. É importante que todos possam confraternizar com os atletas das outras unidades”, destacou o atleta, que competiu e venceu o judô na Olimsesi, pela sua categoria, até 81kg.

Atividades em grupo e palestras para os atletas mirins

A comunidade teve acesso a diversas atividades em grupo. Uma delas, o Super Chance, integrou os atletas e suas famílias. Os participantes se revezaram em modalidades esportivas, somando cestas, gols, pontos, tempos e contaram com o auxílio dos pais, irmãos e tios para concluir suas provas.

Na Tenda do Conhecimento, os jovens atletas puderam receber palestras sobre as experiências de vida dos atletas campeões dos Jogos Regionais do Sesi. Os campeões do futebol de campo e do atletismo, respectivamente das empresas Entherm e Novacap, repassaram um pouco do conhecimento deles para as jovens promessas. “Você joga desde criança?”, “Em que times você já jogou?”, “Qual seu melhor tempo?”, foram algumas das perguntas mais frequentes dos atletas-mirins para os campeões. Os jogadores e corredores falaram sobre jogos e competições que já participaram, e deram dicas de treinamento e performance. No final, as crianças aproveitaram para tietar os campeões e até pedir autógrafos.

Exemplo de inclusão social no Esporte Cidadania

As disputas foram intensas durante todo o sábado, e a participação de atletas do Sesi foi o ponto alto do evento. O Sesi prova que no ambiente esportivo existe espaço para todos os praticantes. O aluno Tássio da Silva, de 13 anos, faz aulas de natação na unidade de Taguatinga e possui deficiência nas mãos e nos pés, e estava ansioso para sua prova de 50 metros, nado peito. “Eu adoro nadar. É bom conhecer os atletas de outras unidades e poder competir contra eles. Eu sempre competi de igual para igual e nunca tive problema algum. É muito bom nadar”, destacou o jovem nadador.

Um espaço macro para a atividade esportiva

CRI_9154O Sesi Taguatinga é a maior unidade do Sesi no DF e sua estrutura comportou plenamente a quantidade de pessoas presentes ao evento. É uma estrutura com espaço propício e convidativo para a prática de muitos esportes diferentes. Futebol, vôlei, natação, atletismo, judô, foram algumas das modalidades que receberam praticantes de atividade física neste sábado em Taguatinga. No espaço, estiveram disponíveis piscinas (olímpica e infantil), duas quadras poliesportivas cobertas, quatro descobertas, duas de vôlei e uma quadra de futebol de areia, além de um campo de futebol com pista de atletismo de quatro raias. Inaugurada em 1968 e construída em uma área de 163.800 m², a unidade foi construída com o objetivo de levar educação, saúde, esporte, lazer e cultura para mais perto do trabalhador da indústria do DF.

Sesi a serviço da qualidade de vida para todos

Além das atividades esportivas, os visitantes também puderam fazer avaliações do estilo de vida com informações como peso, altura, hábitos alimentares, pressão arterial, entre outros, saindo do local com orientações nutricionais e comportamentais, que os levarão a ter mais saúde. Ao todo, foram 35 perfis de avaliação física realizados pelos profissionais do Sesi.  O Esporte Cidadania foi realizado não somente no DF, mas em todo País, como incentivo à prática do esporte para a inclusão social, elevação da qualidade de vida do trabalhador da indústria e a melhoria da produtividade no trabalho. A sétima edição do evento, realizada desde 2006, foi uma parceria do Sesi e da Rede Globo.

 

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos:Cristiano Costa / Fibra-Unicom