Festival Sesi Música revela pluralidade de estilos

dtwsgRiqueza de sons e estilos marcou a noite de celebração do Festival Sesi Música e Festival da Canção Fibra, ontem na Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga. Música popular brasileira, baião, rock nacional, samba e pagode, sertanejo, hip hop e até música eletrônica foram alguns dos gêneros musicais escolhidos pelos concorrentes aos prêmios da noite, no Centro Cultural Sesi. Uma atmosfera musical foi montada especialmente no CCS para receber o talento dos trabalhadores-cantores, que ganharam o carinho de amigos e familiares. Prêmios em espécie e pacotes de viagens ao Nordeste foram distribuídos aos vencedores dos concursos.

Os participantes do Festival Sesi Música começaram as atrações na noite de ontem. Foram 14 apresentações de trabalhadores de cinco empresas do DF: Brasal Refrigerantes, Ciplan, Caesb, Correios e Votorantim, sendo sete delas na categoria interpretação e sete na categoria composição inédita. No intervalo das performances das duas categorias, os colaboradores do Sistema Fibra também tiveram a chance de soltar a voz, no Festival da Canção Fibra, e fizeram bonito para o público presente.

Antes do concurso ter início, o corpo de jurados foi apresentado, assim como as premiações e os componentes da banda base, que deu o tom do festival - Di Stéfano na bateria, Márcio Bezerra no saxofone, Jeferson Alvez no teclado, Mauro Morais no violão e Milton Pinheiro no baixo. Canções consagradas do grande público foram cantadas pelos trabalhadores, entre elas Dom de iludir, Força Estranha e Dança do Solidão. Todos os participantes receberam certificados após suas apresentações.

Protesto contra bullying e suavidade na voz dos campeões do Sesi Música

“Nos bastidores de uma lágrima” foi a música campeã na categoria Composição Inédita, do candidato Luiz Fernando Araujo Torres. O hip hop foi o estilo escolhido pelo jovem cantor de apenas 15 anos, dependente de Aubslly Araujo Silva, funcionária dos Correios. “Um dia estava em casa e pensei em compor algo que estivesse em alta, e nada melhor do que o bullying. Eu fiz um projeto de visitar as escolas para conscientizar os alunos desse mal e acabei decidindo usar esse tema para a minha música no festival”, destacou o jovem que levou R$ 2.500 em espécie pelo 1º lugar.

A voz doce de Ana Paula Milhomem encantou a todos os jurados com a interpretação da canção “Dança da Solidão”, de Paulinho da Viola. Ana é estudante de odontologia e dependente do trabalhador João Borges de Lima, da Caesb. “É muito bom, eu não esperava. Tem tanta gente boa, não sei nem descrever. Canto desde os seis anos, mas nunca pensei em ser profissional. Música é meu hobbie, já pensei em cantar profissionalmente, mas hoje meu foco são os estudos”, destacou a jovem cantora, que participa pela segunda vez do festival e também levou o prêmio máximo do festival, R$2.500. A dupla Willian Alves e Cecílio Batista, da empresa Votorantim, receberam a menção honrosa de melhor composição, com a canção “Minha Dor”, recebendo troféu e o certificado.

CTI/Senai e Sesi Taguatinga levaram o Festival da Canção Fibra de 2011

rgtrhfNo concurso que premia os talentos do Sistema Fibra - o Festival da Canção Fibra – a vitória na categoria composição inédita ficou com Wilson Correia da Silva, do Senai – Centro de Tecnologia da Informação (CTI), com a canção “Pano de Toureiro”. Wilson ficou em segundo lugar no ano passado, e em 2011 levou a premiação máxima para casa. “Participar do Festival Canção Fibra é uma alegria muito grande. A gente se sente prestigiado, valorizado com a oportunidade que o Sistema Fibra proporciona para a gente. Somos uma família no Senai e com muita união, ofereço esse prêmio a todos”, agradeceu o colaborador que levou para casa um pacote com acompanhante para Porto Seguro. “Vou levar uma das minhas filhas comigo para a Bahia”, destacou o campeão.

O “Prata da Casa” Weyler Coelho Cerqueira, é professor do Sesi Taguatinga e levou na categoria interpretação, com a música “Paz 1000”, e estava muito emocionado após sua vitória. “Esse evento foi a melhor coisa que poderia ter sido inventado pelo Sesi porque está resgatando grandes talentos. Sem falar que está tirando as pessoas da rotina, do trabalho de todo dia e isso para nós é incrível. A emoção é grande quando subimos no palco.  Não vemos nada, só sentimos o prazer da música”, declarou.

Sesi valoriza aptidões artísticas dos trabalhadores

A etapa DF do Festival Sesi Música e Festival da Canção Fibra classificou os melhores candidatos para a grande final por meio de seletivas, que primou pela musicalidade,  talento e estilo dos concorrentes. Os trabalhadores da indústria receberam em suas empresas, ao longo da seletiva, sessões de karaokê na hora do almoço para que talentos fossem descobertos.

Para o gerente de Lazer, Esporte e Cultura do Sesi, Rafael Galvão, os festivais contribuíram com a seleção do que há de melhor na música dentro das empresas. “Os trabalhadores se prepararam ao máximo e no dia do grande show nos proporcionam esse espetáculo. O Sesi é o responsável pela seleção destes talentos nas empresas e cada vez mais valoriza a aptidão do trabalhador não somente no ambiente de trabalho, mas também nos palcos”, ressaltou.

Confira os resultados dos festivais:

FESTIVAL SESI MÚSICA – 2011

CATEGORIA: COMPOSIÇÃO INÉDITA

 

1º LUGAR

LUIZ FERNANDO DE ARAUJO TORRES

DEPENDENTE DE AUBSLLY ARAUJO SILVA

MÚSICA: NOS BASTIDORES DE UMA LÁGRIMA

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

2º LUGAR

WILLIAM ALVES BORGES E CECÍLIO BATISTA DA SILVA NETO

MÚSICA: MINHA DOR

VOTORANTIM

3º LUGAR

MARIA CAROLINA DA SILVA DIAS

DEPENDENTE DE PAULO HUMBERTO A. DIAS

MÚSICA: SÓ PRA VOCÊ LEMBRAR

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

 

CATEGORIA: INTERPRETAÇÃO

 

1º LUGAR

ANA PAULA MILHOMEM LIMA

DEPENDENTE DE JOÃO BORGES DE LIMA

MÚSICA: DANÇA DA SOLIDÃO

CAESB

 

2º LUGAR

PRISCILA ANASTÁCIO DE ALMEIDA TIMO

MÚSICA: FORÇA ESTRANHA

BRASAL REFRIGERANTES

 

3º LUGAR

CIRLIM RODRIGUES SILVINO

MÚSICA: SETE CANTIGAS PRA VOAR

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

 

CANÇÃO FIBRA

COMPOSIÇÃO INÉDITA

 

1º LUGAR: WILSON CORREIA DA SILVA – SENAI/CTI

2º LUGAR: ANDERSON VALADARES – SESI TAGUATINGA

3º LUGAR: JORGE EDUARDO RAMOS – SESI SOBRADINHO

 

INTERPRETAÇÃO

1º LUGAR: WEYLER COELHO – SESI TAGUATINGA

2º LUGAR: EVELINE DE SOUZA – SESI TAGUATINGA

3º LUGAR: ANGELA FIORESE - SESI GUARÁ

 

JURADOS:

 

Marcilio Cunha

Vanessa Pinheiro

Alexei Alves

Jaime Ernest Dias

Clodo Ferreira

Rogério Midlej

Carlinhos Veiga

Erasmo Dibell

 

 

Carlos Magno
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
F
otos: Cristiano Costa