Projeto Inove promove capacitação no Sesi Guará

O Projeto Inove começou a ser implementado esta semana junto aos colaboradores da Central de Produção de Alimentos (CPA), no Sesi Guará com o objetivo de capacitá-los em boas práticas de manipulação de alimentos. A iniciativa, além de apresentar aos trabalhadores os novos métodos, equipamentos e instalações adquiridas pela unidade, proporciona uma ambientação visando a integração e a socialização. Na ocasião, psicólogas promoveram uma palestra motivacional, além de um café no lançamento do projeto, na sala de treinamento da unidade. Até o próximo dia 29, o Projeto Inove capacitará em dois turnos os 80 funcionários da unidade entre motoristas, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais.

Ao longo do projeto, será ministrado um curso com duração de 15 horas visando boas práticas na fabricação de alimentos. Apostilas serão distribuídas aos participantes, que receberão certificados ao final da capacitação.

“É uma forma que encontramos de começar o ano motivando os trabalhadores, oportunizando uma maneira deles se reciclarem e aprenderem coisas novas no exercício diário”, destacou a nutricionista do Sesi, Flávia de Oliveira.

Sustentabilidade e Reciclagem de Resíduos
Além da capacitação técnica e profissional, um dos focos do projeto é o fomento à sustentabilidade e a reciclagem de materiais. Palestras sobre esses temas estão programadas dentro do curso oferecido aos trabalhadores. “Uma das intenções do projeto é chamar a atenção para a sustentabilidade e reciclagem. Já implementamos a coleta seletiva do lixo orgânico, mas queremos fazer isso também com resíduos sólidos dentro da unidade”, destacou Flávia.

A programação do curso prevê ainda aulas sobre edificações, equipamentos, móveis e utensílios, além de formas de higienização das instalações, controle de pragas, manejo de resíduos, manipuladores de matérias primas, ingredientes e embalagens e também conscientização da importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e descarte de materiais recicláveis ou não que são produzidos pela unidade. Como avaliação, um teste prático será realizado com os participantes no final do curso.

Início de ano, momento de integração no trabalho
“É um momento muito válido porque aproxima os funcionários. O interessante é aproximar os colaboradores dos dois turnos diferentes, já que existem pessoas que nunca se vêem com freqüência. Eu mesmo trabalho aqui há 11 anos, e tinha pessoas que eu não conhecia”, destacou Altamir Antunes Evangelista, auxiliar de serviços gerais da unidade.

A encontro promoveu um uma confraternização de início de trabalho para os presentes, que foram recebidos com um lanche e foram recepcionados com o violão de Marcelo Angelim, analista de organização do Sesi, que saudou a todos com seu talento e boa música. “É um momento agradável, para aproximar todos os colaboradores e iniciar o ano com alegria e vigor”, reforçou.

Carlos Magno
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos: Cristiano Costa