Ética: Sesi promove curso para alunos do Ensino Médio

Ética como base de respeito ao ser humano. A partir desse conceito, o Sesi-DF, em parceria com o Departamento Nacional do Sesi, introduzirá a partir do segundo semestre de 2012 um curso voltado para o estudo da ética com alunos do Ensino Médio da Rede Sesi de Educação. Projetos pilotos estão sendo aplicados em cinco escolas do Distrito Federal e da Bahia. Um workshop foi promovido no último dia 28, no Sesi Taguatinga, com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Sesi. A ética aplicada em temas transversais foi apresentada como iniciativa para os alunos. Um grupo apresentou, por meio de esquetes teatrais, uma introdução sobre o conceito de ética. O curso completo será realizado por meio de 20 aulas.

“A filosofia deste projeto é promover um debate sobre ética dentro da escola, que é um ambiente de formação, e não somente dentro da família ou da igreja. Neste primeiro momento, estamos ouvindo os alunos e levantando demandas teóricas para o curso que deve abordar a ética em diferentes contextos da vida desses jovens”, destacou o professor e coordenador do projeto do curso de ética para o Sesi, Renato Janine.

O professor de filosofia da USP destacou que a intenção do projeto vai além e busca trabalhar o tema da ética com alunos e professores. “Ética é um assunto muito importante para a formação dos alunos. Instruí-los no contexto escolar se torna cada vez mais urgente”, pontuou.

Segundo o professor, já existem iniciativas significativas dentro das escolas e que precisam ser mantidas. “Queremos conhecer essas ações e somar à nossa. O debate ético não possui certo ou errado, deve se pautar no respeito ao outro, na cidadania”, enalteceu. Num primeiro momento com os alunos, o professor os ouviu e levantou demandas teóricas para o curso que deve abordar a ética em diferentes contextos da vida dos jovens.

De acordo com Mara Ewbank, gerente executiva de educação e cultura do departamento nacional do Sesi, as 20 aulas abordarão a ética em temas definidos também pelos próprios alunos. Entre os temas listados na roda de debate estão aborto, corrupção, criminalidade, maioridade penal, entre outros.

Metodologia das aulas para o curso de ética

Um momento de acolhimento dos alunos, apresentação de trabalhos cênicos e um debate sobre a luta contra a AIDS foram promovidos com os jovens em Taguatinga. Na roda de debate, Renato ouviu as opiniões dos presentes sobre preconceito e ética pessoal.

Na ocasião, o professor Renato Janine pediu aos alunos que escolhessem, individualmente, formas de preconceitos para servirem de base na metodologia de aplicação do curso de ética. Todos os alunos se manifestaram e destacaram pontos-chave para o debate nas aulas futuras.

Como diretriz para as aulas do curso, os alunos passarão por uma provocação por meios audiovisuais ou teatrais. “A partir desse início, uma discussão será gerada e os próprios alunos serão protagonistas do seu aprendizado. A meta é induzi-los a fazerem questionamentos e assimilarem a profundidade do conceito de ética para suas vidas”, destacou o coordenador.

Carlos Magno
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos: Cristiano Costa