Sustentabilidade é tema do Projeto Inove no Sesi Guará

Ser socialmente justo, ecologicamente correto, economicamente viável e culturalmente aceito. O conceito de sustentabilidade empresarial embasado nestes quatro pilares foi apresentado em palestra na tarde de ontem, no Sesi Guará, pela supervisora do Senai-DF, Célia Leitão, aos colaboradores da Central de Produção de Alimentos (CPA). O encontro fez parte da programação do Projeto Inove, que na ocasião, debateu o tema da sustentabilidade.

Inicialmente, foi proposto um brainstorm aos colaboradores presentes, que deram definições sobre as formas de sustentabilidade implementadas pelo Sesi no dia a dia de trabalho. Entre as opiniões, surgiram ideias relacionadas a auto suficiência em gestão, reciclagem, economia de energia, contenção de gastos, controle de desperdício, qualidade no serviço, além de foco e metas. A garantia da continuidade "ano a ano" do serviço do Centro de Produção de Alimentos (CPA) foi um dos pontos destacados pelos colaboradores presentes.

Durante a apresentação, a sinergia entre questões ambientais, contexto social e esfera financeira de uma empresa foi exposta aos presentes tendo a sustentabilidade empresarial como fator de intersecção. Para a palestrante, após a acolhida, o conceito de sustentabilidade ficou bem disseminado entre os colaboradores da unidade. "Sustentabilidade é um conceito que vocês já conhecem bem, e demonstraram que está disseminado entre vocês", destacou Célia.

Qualidade de vida no trabalho é fruto do padrão sustentável praticado pelo Sesi Guará

"A qualidade do serviço do Sesi deve ser diretamente proporcional a qualidade de vida que o trabalho proporciona a todos vocês. A vida é cíclica e tudo que fazemos nos atinge, inclusive no que fazemos no nosso trabalho. Esse momento foi promovido para a integração, companheirismo e cumplicidade no ambiente de trabalho. Um ambiente de trabalho sustentável deve resgatar práticas sustentáveis no dia a dia e valorizá-las cada vez mais, assim como valorizamos o trabalho de cada um de vocês", destacou a administradora da unidade, Susana Abreu.

Absortos à palestra, os trabalhadores se manifestaram com ideias e colocações ao fim das explanações. Para Josias Lourenço, motorista da unidade, essas duas semanas de capacitação foram muito proveitosas. "Percebemos que foi feito um trabalho muito sério. Gostaria de poder ter esse momento durante todo o ano. É uma excelente forma de nos motivarmos e de fazermos um trabalho cada vez melhor", destacou.

Equipe de Recursos Humanos acompanhou de perto a participação dos colaboradores
A equipe de Recursos Humanos do Sesi acompanhou de perto a capacitação no Sesi Guará e avaliou a participação dos colaboradores no andamento do projeto nesses últimos 15 dias. "O Projeto Inovar é uma iniciativa voltada para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, além de integrá-los e socializá-los. Alguns grupos começaram a capacitação de forma insegura, mas houve consistência e os participantes entenderam nosso objetivo e assimilaram o valor do projeto. Observamos que eles se motivavam a cada dia ao longo desse período de capacitação. Nossa meta foi alcançada e eles entenderam a ideia de participação democrática na gestão que quisemos passar", destacou Vanessa Rodrigues, psicóloga do departamento de Recursos Humanos do Sesi-DF. Ao fim da capacitação, os colaboradores foram avaliados e puderam dar sua opinião sobre suas percepções quanto a iniciativa do projeto.

Carlos Magno
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos: Cristiano Costa