Ação Global inicia com 7 mil atendimentos na Vila Rabelo
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Cerca de 7 mil atendimentos foram realizados somente na parte da manhã neste sábado de sol durante a edição nacional da Ação Global que está sendo realizada, no DF, na comunidade Vila Rabelo, localizada em Sobradinho II. Até as 17h, serão oferecidos mais de 50 serviços pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e pela Rede Globo Brasília aos moradores do local. O evento acontece simultaneamente em mais cidades de todos os estados brasileiros.
"A Ação Global é um exercício de cidadania que a indústria promove com o objetivo de contribuir para facilitar o acesso a serviços sociais básicos em regiões de difícil alcance governamental", avalia o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Antônio Rocha, que abriu as atividades na Vila Rebelo, ao lado do chefe de Promoções e Divulgações da Globo Brasília, Randovídio Ferraz. "A TV Globo utiliza o seu poder de alcance para promover essa importante ação de responsabilidade social em todo o País", diz Ferraz.
O deputado federal Luís Carlos Pitiman, segundo vice-presidente da Fibra, prestigiou a solenidade e acompanhou a comitiva que visitou a área de prestação de serviços do evento. "É uma iniciativa fundamental porque por meio desse modelo nós reunimos o setor produtivo e instituições parceiras para contribuir com serviços para comunidades carentes", avalia o empresário e parlamentar. "Que isso sirva de exemplo e de embrião para novas ações como esta", conclui. Ao seu lado, a administradora regional de Sobradinho, Maria América Menezes Bonfim, entende que a parceria é fundamental para a Vila Rabelo, que é uma comunidade muito carente. "A região administrativa não daria conta de atender toda a demanda e essa parceria facilita o acesso aos serviços. Nós agradecemos por termos sido escolhidos para receber os serviços de uma entidade reconhecida nacionalmente pela prestação de serviços essenciais na área de esporte, lazer, saúde, cultura.", avalia. O administrador de Sobradinho II, Hamilton Cunha, reforça o agradecimento: "É uma ação de grande importância para a comunidade carente que depende desses serviços", ele observa, lembrando que o Estado não consegue dar a assistência necessária também em função da não-regularização do local. "Isso dificulta muito a prestação de serviços públicos", resume.
O presidente da Associação de Moradores da Vila Rebelo, Adilson do Nascimento Tomé, conta que, em 20 anos residindo no local, não tem registro de nenhuma ação semelhante. "A gente quase nunca recebe ações de cidadania e um evento deste porte é a primeira vez. A cidade quase não oferece serviços de saúde e os serviços oferecidos em Sobradinho são distantes. Essa ação é um verdadeiro presente de cidadania", comemora.
Serviços
Por meio da mobilização de instituições parceiras e da dedicação de profissionais voluntários, a Ação Global oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer. Para tanto, o Sesi-DF firmou parceria com a Secretaria de Saúde do DF, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Faculdade Anhanguera, Universidade Católica de Brasília, Óticas Brasiliense, Instituto Visão, Universidade Paulista (Unip), Siemens e Clínica Para Ouvir. Entre os serviços, atendimento odontológico (orientação de higiene bucal e tratamento restaurador), oftalmologia (consulta, procedimentos e confecção dos óculos), atendimento em pediatria, fonoaudiologia e aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo, urina, além de orientação preventiva em neurologia, microscopia e escovódromo.
Há, ainda, serviços voltados para a área de lazer, cultura e bem-estar, como academia de saúde, circuito, orientação nutricional e apresentações culturais. Ações de cidadania também estão na pauta de serviços para os participantes, como assistência jurídica, emissão de documentos, orientações ao consumidor, cortes de cabelo, entre outras.
Entre os serviços de educação, constam oficinas de brinquedos e manutenção de bicicletas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF); orientações sobre consumo e fornecimento de água, feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); cursos de artesanato com material reciclável, promovido pelo Grupo Brasal; e cursos de reciclagem e contação de histórias, realizados respectivamente pelas faculdades Unip e Anhanguera. Oficinas do Programa Cozinha Brasil, do Sesi também instruirão os moradores da Vila Rabelo a preparar receitas saudáveis.
Histórico
A Ação Global foi criada em 1991 pelo Sesi de Minas Gerais, para oferecer serviços gratuitos à população de baixa renda do estado. Após quatro anos de bons resultados, a Ação passou a acontecer em todo território nacional. Em 1995, a Ação Global foi realizada pela primeira vez em todo território nacional, com participação de vinte e três estados.
A definição do tema central: Um Brasil de Cidadania foi em 2004, quando o SESI e a TV Globo, junto aos seus parceiros, colocaram à disposição da população os serviços de documentação, como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de casamento, título de eleitor, CPF, entre outros.
Nestes 16 anos, somadas as 18 edições de Ação Global nacional com as regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, já foram realizados mais de 32,6 milhões de atendimentos para 18 milhões de pessoas. Tudo isso graças à participação de milhões de voluntários e parceiros em todo Brasil.
Resultados Gerais - 14 anos de cidadania
27,3 milhões de atendimentos16,8 milhões de pessoas1,6 milhão de documentos emitidos
SERVIÇO
AÇÃO GLOBAL
Local: Escola Classe 17, Área Especial, Nº 1, Vila Rabelo – Sobradinho II
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita
Mais informações: http://acaoglobal.globo.com/
Foto: Nilson Carvalho