Acidentes de trabalho na mira da Justiça com apoio do Sesi

“Consequências humanas, sociais e econômicas dos ambientes de trabalho inseguros e dos acidentes decorrentes” foi mote da palestra de lançamento da Semana do Trabalho Seguro da Construção Civil, promovida no dia 18, no Foro Trabalhista de Brasília. Proferida pelo Procurador Regional do Trabalho, Raimundo Simão de Melo, a palestra reuniu magistrados, empresários e líderes sindicais. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, apresentou o Programa TRT10 Trabalho Seguro, cujo objetivo é a prevenção de acidentes de trabalho no DF. O Sesi-DF é parceiro da iniciativa e signatário do Termo de Cooperação Técnica, que visa a implementação de programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho no âmbito do DF.

O termo de compromisso reuniu parceiros em busca da promoção de saúde e segurança nos canteiros de obra. Entre os signatários do termo, o superintendente do Sesi, Adonias Santiago, e o presidente do Sinduscon-DF, Julio César Peres.

“Esse encontro possui um grande significado. É uma reunião de forças contra um grande mal que assola a classe trabalhadora: os acidentes de trabalho. Esses desastres vêm sendo encarados como algo corriqueiro e comum nas empresas e isso tem que ser combatido por todas as instâncias possíveis”, destacou a desembargadora Elaine Machado, iniciando a manhã de debate.

Citando o filósofo Kant em seu discurso, a desembargadora enalteceu o valor da dignidade humana do trabalhador em detrimento dos custos reclamados pelas empresas quanto aos acidentes de trabalho. Na ocasião, Elaine reforçou a importância dos programas de prevenção dos acidentes de trabalho.

Durante o encontro, foram abordadas questões sobre estatísticas dos acidentes de trabalho no Brasil, a legislação vigente sobre o tema, causas e a cultura das empresas.

“A nossa lei é uma das mais avançadas em todo o mundo. Se fosse cumprida à risca, não estaríamos na situação de termos 700 mil acidentes por ano. A meu ver, falta educação, falta a cultura do cumprimento de normas e regras. Estamos falando do direito dos trabalhadores de preservar suas vidas e as empresas devem olhar para isso com mais relevância. É também um problema do Estado”, destacou o procurador Regional do Trabalho, Raimundo Simão de Melo. 

As entidades envolvidas no programa que assinam o Protocolo de Cooperação são as seguintes: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal, Associação dos Magistrados Trabalhistas da 10ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal – AAT-DF, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário do Distrito Federal – STICMB, Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF – SINDUSCON, Serviço Social do Distrito Federal – SECONCI, Federação das Indústrias do Distrito Federal, Defensoria Pública da União no Distrito Federal, Associação Brasiliense de Medicina do Trabalho, Serviço Social da Indústria do Distrito Federal-Sesi-DF, Sociedade Brasileira de Perícia Médica do Distrito Federal, Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência do Servidor do Distrito Federal – Subsaúde/SEAP, Laboratório Sabin.

Trabalho Seguro na Construção Civil

Entre os dias 21 e 24 de maio, o TRT vai realizar no DF, uma semana de atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho. Trata-se da Semana do Trabalho Seguro na Construção Civil.  Nesse período, os juízes das 21 varas trabalhistas de Brasília, das três de Taguatinga e do Gama vão distribuir cartilhas sobre prevenção de acidentes de trabalho.  Em todas as varas, processos trabalhistas da construção civil terão prioridade nas audiências.  Somente no DF, cerca de 100 ações trabalhistas envolvendo construtoras e empregados serão realizadas durante a semana.

Em Brasília e Taguatinga o evento ainda engloba ações de conscientização do público que frequenta os dois foros trabalhistas. Os parceiros do programa colocarão à disposição dos cidadãos postos de atendimento com informações e serviços previdenciários, orientações de técnicos em prevenção de acidente de trabalho a respeito dos riscos na construção civil, mostra de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, atividades de prevenção à saúde, como medição de pressão arterial, teste de glicemia e colesterol, orientações sobre alcoolismo, tabagismo, drogas e saúde mental, exposição de trabalho de alunos das escolas públicas do Distrito Federal  acerca de prevenção.

SERVIÇO

Centro de Referência Indústria Saudável - Sesi Brasília

Fone: 3462-7110

Endereço: SIA trecho 02 - Lote 1.125 - CEP: 71200-030

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Nilson Carvalho
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria  SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br