Natação conquista a primeira medalha do DF nos Jogos Nacionais
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41

No atletismo, o panorama é o mesmo. Muitos competidores bem preparados e com único objetivo de conquistar o lugar mais alto do pódio. De acordo com Elismar Divino, da Novacap, a disputa será das mais acirradas entre os últimos anos. Viemos para competir e vencer, mas já observei que os competidores estão mais preparados este ano e vieram com suas equipes completas. Estou preparado e sei que faremos o melhor possível, destacou o corredor que disputou hoje uma das três provas que fará nos jogos. Elismar destaca que os corredores de São Paulo e Minas Gerais serão seus maiores concorrentes.
No tênis de campo feminino, Marcia Morato, da Caesb, venceu um jogo e perdeu outro. Ela disputa amanhã a semi-final do certame na categoria 35+. O enxadrista Sidnei Bissacot, da ECT-DF, disputou sua primeira partida hoje e venceu com folga seu oponente da Região Sul. Sidnei continua a disputa amanhã, quando pode trazer outra medalha para o DF.
Atletas aprendem sobre Pentágono do Bem Estar
Partidas competitivas e esforço de superação. Essas têm sido algumas características do segundo dia dos Jogos Nacionais do Sesi. Mas os trabalhadores-atletas do DF também estão recebendo orientações sobre atividades físicas, nutrição adequada, comportamento preventivo, controle de estresse e relacionamento social. Trata-se dos cinco itens do pentágono do bem estar.
Antes de cada partida, é feita uma breve demonstração sobre cada um dos pontos. No primeiro dia, os professores deram orientação aos trabalhadores sobre atividades física. Durante o aquecimento que antecede cada partida, os atletas foram orientados sobre o tipo de exercício ideal.
Os trabalhadores da Novacap receberam orientações antes de competirem ontem na pista de atletismo da PUC-GO. Elismar Divino acredita que este tipo de orientação é de suma importância para os trabalhadores. Alguns competem e não sabem dos cuidados que devem ter com o próprio corpo. Eles são atletas e precisam cuidar do instrumento da atividade física que é o corpo, destacou.
Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Nacionais em 2013
A próxima edição dos Jogos Nacionais do Sesi já tem lugar marcado. A cidade do Rio de Janeiro será a sede da competição em 2013. A data ainda será confirmada, mas ocorrerá no primeiro semestre. Precisamos conciliar com o calendário internacional de jogos do trabalhador, realizado no segundo semestre, em Lugano, na Itália, disse o gerente executivo de Qualidade de Vida do Serviço Social da Indústria (SESI), Fabrizio Machado.
A expectativa é que, no Rio, tenhamos uma participação tão expressiva quanto a de Goiânia. Queremos levar para lá mais de 1,5 mil trabalhadores, adiantou Machado. Segundo Machado, os valores do esporte estimulados ao longo dos Jogos do Sesi são o ponto de partida dos muitos benefícios que esse tipo de iniciativa traz aos trabalhadores e para as empresas. Em todas as etapas, são estimulados valores como liderança, companheirismo, espírito de equipe e capacidade de superação e de mobilização. Isso, atrelado à prática do esporte, leva para dentro da empresa indivíduos mais entrosados, o que certamente se reflete na produtividade da empresa".
Trabalhadores são retratados em álbuns de figurinhas dos Jogos
Um clássico durante as Copas do Mundo de Futebol, o álbum de figurinhas também é diversão na 8ª edição dos Jogos Nacionais do Sesi. Para fazer a figurinha, os trabalhadores vão a um dos três estúdios disponíveis e posam com a camisa da empresa que defendem. Depois, precisam trocar cada uma das 20 figurinhas com a sua imagem com outros atletas. O álbum, que vêm nas últimas cinco páginas do Manual do Atleta, está completamente em branco. Na hora de colar as figurinhas, o competidor precisa também anotar o nome do atleta da foto, a cidade de onde vem e qual empresa defende. Os quatro primeiros a completarem os 20 espaços em branco do álbum ganham, cada um, um videogame X-Box com Kinect.
Para incentivar a interação entre os atletas, a organização dos Jogos do Sesi também promoverá um campeonato de Bate-Bafo, no qual grupos de dois a quatro jogadores disputarão as figurinhas já conquistadas pelos demais concorrentes. Essa é uma forma, inclusive, de o atleta completar o álbum mais rapidamente. O sorteio que define quem começa a bater a mão sobre o monte de figurinhas é feito pela brincadeira do pedra, papel e tesoura.
Conforme as rodadas vão passando, o atleta que fica sem figurinhas é eliminado. Disputado ao longo de dois dias, o Bate-Bafo também premia os dois melhores jogadores com dois X-Box, um para cada.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Cristiano Costa
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br