Primeiro ouro do Distrito Federal veio por mãos femininas
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O primeiro ouro do DF nos Jogos Nacionais do Sesi, disputados em Goiânia, veio de mãos femininas. Ou melhor, de braçadas femininas. A equipe do revezamento 4x50, do ECT-DF, levou o ouro na categoria 35+, em prova disputada na piscina do Clube Ferreira Pacheco, do Sesi. Ana Elisa Lott, Ane Márcia, Andreia Lira e Ana Cristine Utumi venceram a prova e se sagraram bicampeãs da prova nos jogos, já que também venceram o ano passado, nos Jogos disputados em Simões Filho, na Bahia.
“Estamos muito felizes. É a segunda vez que ganhamos o ouro. Ano passado também vencemos na Bahia e ganhar aqui novamente está sendo bom demais”, desabafou logo após a vitória a nadadora Ana Elisa Lott. Segundo ela a vitória é mais saborosa pelo grande desafio. “Eu sou mãe, trabalhadora e ainda vitoriosa na competição. Isso tem muito valor para nós mulheres, que temos tantas obrigações. A atividade física tem sido um complemento da minha vida diária, mas está tomando um valor cada vez maior. É um grande prazer competir e ainda vencer no final”, finalizou.
No terceiro dia de jogos, uma chuva de medalhas para o DF. A natação dos Correios continuou com a rotina de conquistas. O nadador Marlon Capdeville levou a prata durante a manhã, na categoria 35+, nos 50m peito, sua especialidade.
“Foi uma prova muito dura e o vencedor é um semi-profissional. Fico feliz de representar bem o DF e ainda minha empresa, os Correios”, destacou o multi-campeão, que ano passado havia levado o ouro nesta mesma prova, nos Jogos Nacionais do Sesi, disputado na Bahia.
No último dia de disputas no atletismo, que acontece na pista da Pontifícia Universidade Católica de Goiânia (PUC-GO), o velocista Elismar Divino também fez bonito e levou a medalha de bronze na prova dos 200m livre. Outro bronze veio para o DF com a equipe de revezamento 4x100 masculino da Novacap-DF, composta pelos corredores Silomar Rodrigues, Elismar Divino, Sidnei Borges e Antônio Delfino. No tênis de campo, categoria 35+, José Fernando ganhou outro bronze para o DF.
Trabalhadores e empresas do DF ganham com os Jogos Nacionais
Os Jogos Nacionais do Sesi, disputados na capital goiana, reúnem uma grande quantidade de trabalhadores-atletas de todo o País, e um dos seus focos é a qualidade de vida e melhoria da saúde dos participantes. A delegação do DF veio composta por 43 trabalhadores de seis empresas industriais. A performance durante as disputas seguem a lógica de uma competição, mas muitos benefícios são observados no fator externo às quadras, pistas e piscinas. A prática esportiva ajuda a desenvolver a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança e a liderança, características necessárias para um bom desempenho na empresa e na vida.
Para os trabalhadores, é a oportunidade de conhecer pessoas e lugares, e ainda contribuir com a qualidade de vida. Para as empresas, o retorno vem em forma de redução do absenteísmo e de aumento na produtividade. A competição reforça o vínculo do empregado com a empresa.
Na delegação brasiliense, quem trouxe mais representantes para o DF nos Jogos de Goiânia foi a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-DF), com 13 trabalhadores distribuídos nas modalidades de natação, xadrez e atletismo. “A empresa sempre conta com colaboradores que gostam de praticar esportes e temos uma política de incentivo porque é garantido o retorno no trabalho”, destacou a representante da empresa nos Jogos Nacionais, Shirley Pereira. Segundo ela, a empresa sempre é bem representada e os colaboradores se empenham em conquistar bons resultados.
Superação e disciplina na rotina do trabalho e da prática esportiva
Um dia cheio de atividades no trabalho e na vida pessoal é a rotina dos trabalhadores do DF. Mesmo assim, a dedicação ao esporte supera obstáculos e revela trabalhadores disciplinados para prática do atletismo. O chefe do Departamento de Contabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Distrito Federal, Elismar Divino, 34 anos, é um dos trabalhadores que, mesmo com as diversas atividades diárias, arranja tempo para praticar o atletismo.
“Trabalho o dia todo, faço faculdade de educação física à noite e dou aula em alguns
dias da semana como professor de contabilidade. É um ritmo bastante acelerado e a rotina é pesada, mas acordo às 5h para treinar e, no sábado e no domingo, faço corridas”, afirma ele. Além de gostar muito do atletismo, Divino conta que movimentar o corpo é necessário para qualidade de vida.
O velocista reforça que sua vida mudou depois que descobriu a atividade na empresa e deixa recado para os sedentários que buscam o primeiro passo. “Vale a pena para quem gosta do esporte, proporciona bem-estar e movimentar o corpo é necessário para saúde”, diz. Ele compete nos Jogos do Sesi nas provas de corrida nos 100 e 200 metros rasos e no revezamento, nos 400 metros.
Reposição de energia com massagens e cuidados com o corpo
O Espaço do Atleta tem sido a grande atração fora da competição. No local, os trabalhadores descansam, interagem e cuidam da beleza e da própria saúde. São serviços de massagem, salão de beleza, acomodações para descansar e medir o Índice de Massa Corporal (IMC), que calcula o peso ideal de cada pessoa. A massagem era um dos mais disputados. Segundo o professor de educação física Marcos Vinicius, para o atleta, “a massagem ajuda a relaxar os músculos das costas, que é o principal local de tensão. É um descanso muscular após as provas”, afirma.
Segundo o corredor Silomar Rodrigues, da Novacap-DF, a massagem ajuda a recuperar do cansaço. “É um momento de puro relaxamento”, destaca. Outro local que atraiu os trabalhadores é o salão de beleza montado no Clube do SESI. Foram atendidas mais de 100 pessoas. Os competidores dos Jogos foram atendidos por manicures e cabeleiras. “Temos uma equipe de 12 pessoas para atender os atletas. Eles podem fazer hidratação no cabelo e escova, maquiagem, manicure pedicure e sobrancelhas,” explica a coordenadora do salão, Débora Alcântara .
Premiação e diversão aos trabalhadores da indústria
A premiação e a festa de encerramento dos Jogos acontecem nesta sexta-feira, dia 8, às 19 horas, no refeitório do Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, com animação da banda Republic. Os atletas terão uma noite de celebração e de integração, até se reencontrarem novamente em 2013, no Rio de Janeiro.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Carlos Magno Araújo
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br