Reeducação alimentar do Cozinha Brasil para jovens
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Segurança Alimentar com Sustentabilidade. Por meio deste tema, jovens e adolescentes das escolas da Rede Pública do Distrito Federal participam das oficinas do Programa Cozinha Brasil. Por iniciativa do Conselho Nacional do SESI, o Programa estará com seu estande montado até o próximo sábado (14), na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde assuntos relacionados a políticas nacionais da Criança e do Adolescente estão em debate.
A ação da equipe do Programa Cozinha Brasil acontece na Cidade dos Direitos, no espaço da Sustentabilidade, desenvolvendo atividades e oficinas, com foco na alimentação saudável, para os alunos da rede pública que visitam o local. Este é um evento promovido pelo Governo Federal, com o apoio do Conselho Nacional do SESI.
A parceria das equipes do Cozinha Brasil do Sesi-DF e do Rio de Janeiro criou a "Turminha SESI Cozinha Brasil". “É uma nova metodologia do Cozinha Brasil voltada para o público infanto-juvenil. Trabalhamos a reeducação alimentar com uma linguagem mais lúdica e mais acessível aos jovens”, reforçou a supervisora do Cozinha Brasil, Fernanda Gomes. Segundo a nutricionista, durante os três dias de evento, serão realizadas três oficinas durante a manhã e outras três durante a tarde. Cerca de 20 alunos, com idade entre 7 e 17 anos, participam da mostra por oficina, que dura em torno de 30 minutos.
Munidos de toca e avental, 20 alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Fercal receberam informações nutricionais sobre os alimentos e aprendem a preparar novas receitas de alimentos, aproveitando-os integralmente. Eles prepararam bolo de casca de banana e fizeram suco da horta.“É uma grande iniciativa do Sesi. Mais interessante ainda porque trabalha com escolas em que os alunos necessitam de uma alimentação completa e possuem uma certa carência alimentar. São alternativas a mais que enriquecem a dieta nutricional dos alunos. São alimentos simples de preparar e principalmente, baratos”, reforçou a orientadora do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Fercal, Gisele Nunes.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br