Zezé Motta apresenta novo CD durante show no CCS

 

A ‘Negra Melodia’ de Zezé Motta apresentou sua voz inconfundível ao público presente a Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga, na noite de ontem. O espetáculo homenageou os ilustres cantores Jards Macalé e Luiz Melodia por meio de um “mix” de sucessos desses artistas interpretados pela doce voz de Zezé Motta. No repertório, além de canções de Macalé e Melodia, sucessos eternizados de grandes nomes da MPB, como Elisete Cardoso, Baden Powell, Vinícius de Moraes e Dolores Duran. Na ocasião, Zezé Motta lançou seu novo CD, que leva o mesmo nome do espetáculo “Negra Melodia”.

Um bom público esteve presente ao espetáculo, que abriu a programação do Centro Cultural Sesi no segundo semestre de 2012. Em parceria com a Rede Globo, o Projeto Sesi Cultural contempla em sua programação shows de artistas nacionais e do Distrito Federal.

Porta-voz dos homenageados na década de 70

Zezé Motta ficou mais conhecida como atriz, e não preparou o espetáculo apenas para "resgatar" Macalé ou Melodia. A identificação dela com o repertório dos dois autores é muito mais profunda. Zezé foi grande porta-voz de Melodia e Macalé na virada dos 1970 para os 1980, quando Gal Costa e Maria Bethânia, amplificadoras originais das canções dos dois, já estavam seguindo outros caminhos.

Melodia era seu predileto. No álbum intitulado "Zezé Motta", de 1978, regravou "Magrelinha", "O Morro Não Engana" e, em dueto com o autor, lançou "Dores de Amores". Contudo, nenhuma dessas canções volta em "Negra Melodia", onde divide o palco com os músicos Fernando Carvalho e Zeca Souza. Com uma base de voz e violão e alguns detalhes de sopros, ela recorre ao que nunca fez.

“O público de Brasília é muito especial. A última vez que me apresentei aqui foi no Teatro Nacional, e foi uma experiência muito interessante. É uma grande iniciativa do Sesi a de oferecer ações culturais gratuitamente para os trabalhadores. Isso torna esse show algo mais especial ainda”, destacou a cantora, que durante o espetáculo desceu à plateia e cantou junto com o público os sucessos mais conhecidos do seu espetáculo.

Ao fim da apresentação, Zezé não escondeu a felicidade de participar do Projeto Sesi Cultural e aproveitou para engrandecer a iniciativa do Sesi e Rede Globo. “Fico até emocionada de saber que isso vai gratuitamente para o trabalhador. Isso sim é democratizar a cultura e todo cidadão tem esse direito”, enalteceu.

alt

 

Na plateia, fãs da artista desde o teatro e cinema

Muito feliz e realizada estava a funcionária pública Maria José da Silva, de 61 anos, e que mora ao lado do Sesi Taguatinga. “Sou fã número 1 da Zezé Motta. É uma bênção poder contar com ela aqui, do ladinho da minha casa e ainda mais de graça”, destacou. Maria José acompanha o trabalho de Zezé desde as novelas e filmes e disse também apreciar sua voz melodiosa. “Acho ela o máximo, é das cantoras negras a que tem a voz mais bonita”, finalizou.


Carlos Magno Araújo

Assessoria de Comunicação - UNICOM

SESI - Serviço Social da Indústria

Fotos: Nilson Carvalho

SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF

www.sistemafibra.org.br