PAF atrai atenção do Chile

Alunos de voleibol do colégio chileno de Melipilla visitaram a unidade de Taguatinga para conhecer as instalações e, ainda, entender como funciona o Programa Atleta do Futuro

“O complexo esportivo do Sesi Taguatinga reúne todas as condições para preparar atletas. Aqui, encontra-se insfraestrutura necessária e moderna para a prática do esporte”. A afirmação é de Juan Sandoval, membro da Federação Voleibol do Chile e treinador da seleção daquele país. Ele esteve ontem no Sesi, com mais 30 alunos de voleibol do colégio chileno de Melipilla, para visitar as instalações da unidade de Taguatinga e, ainda, para conhecer os detalhes do Programa Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido gratuitamente pelo Sesi e que, atualmente, atende mais de 4,1 mil alunos em oito modalidades esportivas.

A visita da delegação chilena foi proposta pelo Colégio Marista, que comemora o marco de 40 anos de criação. Segundo o professor de vôlei do Marista, Diego Alexandre Andrade, em função das comemorações, o colégio tem realizado intercâmbio entre escolas de todo o mundo, como, por exemplo, do colégio chileno de Melipilla. “Uma vez aqui em Brasília, queríamos que os integrantes desta delegação conhecessem uma iniciativa de sucesso acerca do esporte. E o PAF é um excelente exemplo a ser seguido, em função da inclusão de pessoas carentes no esporte e da possível descoberta de grandes atletas. Por isso, propusemos a visita”, explicou Andrade.

Juan mostrou-se surpreso durante toda a visita à unidade de Taguatinga. E não era pra menos. Construído em uma área de 163.800 m², estão disponíveis no Sesi Taguatinga piscinas (de salto, olímpicas e infantil), duas quadras poliesportivas cobertas, quatro descobertas, duas de vôlei de praia e uma quadra de futebol de areia e um campo de futebol com pista de atletismo de quatro raias. A unidade abriga também a Academia do Sesi.

“O Chile não tem um centro de treinamento como este. Nem o complexo que prepara atletas olímpicos não tem a modernidade que se encontra no Sesi Taguatinga”, ressalta Juan. Ele acrescenta que, no Chile, não existe um ministério do esporte. “Lá, quem quer ser atleta tem que pagar do próprio bolso. Seria excelente se tivéssemos um “programa atleta do futuro lá”, finalizou.

Ao fim da visita, os alunos do Melipilla fizeram um jogo de vôlei amistoso com os alunos do PAF, no ginásio coberto da unidade.

PAF

O Programa Atleta do Futuro é promovido de forma gratuita nas unidades do Sesi-DF (Gama , Sobradinho e Taguatinga). São oferecidas diversas modalidades como: vôlei, futebol de campo, futsal, judô, atletismo, ginástica rítmica e basquete. O PAF é destinado para crianças e jovens de 7 a 17 anos.

Segundo o supervisor de Esporte e Lazer do Sesi Taguatinga, William Vitorino, mensalmente são abertas vagas para interessados em participar do PAF. “Nós temos um controle de cunho ‘educacional’ com os beneficiários do programa. Se o aluno não obtiver boas notas na escola ele é automaticamente desligado do PAF. Além disso, ele não pode ter três faltas seguidas sem justificativa porque assim também serão desligados. Há, portanto, certa rotatividade dentro do programa”, explica.

Os interessados devem procurar a unidade mais próxima e se certificar quanto às vagas ainda abertas. Informações: Sesi Gama (3484-9600), Sesi Taguatinga (3355-9500) e Sesi Sobradinho (3487-9600).

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Foto: William Vitorino