ViraVida recebe Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
No mês do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, o Programa ViraVida do SESI recebeu o prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Boas Práticas. A homenagem aconteceu nesta quarta-feira, dia 20, no Congresso Nacional, em Brasília.
Neide Castanha foi uma árdua defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida contra a violência infantil praticada no Brasil. A 5a edição do prêmio batizado com seu nome é uma homenagem às pessoas e instituições que trabalham em prol do combate à exploração sexual.
O Programa ViraVida atua no resgate da autoestima e no restabelecimento dos vínculos familiares de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e oportuniza o retorno aos estudos e a qualificação profissional. No Distrito Federal, este Programa beneficia cerca de 300 jovens e já inseriu quase 130 alunos no mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora do Programa ViraVida no Distrito Federal, Maria Aparecida Lima, receber este prêmio é uma honra e um reconhecimento pela realização de um trabalho que transforma tantas vidas. “Com o ViraVida, nós resgatamos nos jovens a capacidade de sonhar e de acreditar, nós damos a eles a oportunidade que precisam.”, disse. Ao receber o prêmio, a coordenadora estava acompanhada do assessor do Conselho Nacional do SESI, Romerito Carneiro de Lima, e da coordenadora de projetos Lizete Marques.
Em todo Brasil, os números confirmam a expectativa, cerca de 65% dos alunos que terminam os cursos oferecidos pelo Programa ViraVida têm lugar garantido no mercado de trabalho. É o primeiro passo, de muitos, para um futuro melhor e cheio de oportunidades.