I Concurso Jovem Escritor é realizado no DF

I Concurso Jovem EscritorNa última terça-feira, dia 18 de agosto, aconteceu a premiação do I Concurso Jovem Escritor, promovido pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf) em parceria com a Rede SESI de Educação. O evento faz parte da programação da I Semana da Comunicação Gráfica do DF, que acontece entre os dias 17 e 20 de agosto. Além do presidente do Sindgraf, Pedro Henrique Verano, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o secretário de Educação, Júlio Gregório, e o presidente da Federação das Indústrias do DF (FIBRA), Jamal Jorge Bittar, também prestigiaram a solenidade que foi realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Nesta primeira edição, foram selecionadas 70 escolas públicas e três unidades do SESI-DF. O objetivo do concurso é promover a leitura, a escrita e o desenvolvimento da cidadania e consciência crítica nos jovens da rede de ensino. Os participantes tiveram que produzir dissertações sobre temas atuais e críticos para a sociedade como: Educação Pública, Saúde Pública, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade.

Para Júlio Gregório, secretário de educação, um evento como este representa uma verdadeira lição de cidadania que impacta positivamente nas escolas. “A satisfação é imensa em poder prestigiar o concurso. Parabenizo o Sindigraf e todos os colaboradores por um evento dessa natureza. Acho que os temas escolhidos são atualíssimos e podem ser mantidos sempre, pois são temáticas de grande preocupação em nossa sociedade. É importante ressaltar que as escolas públicas e o SESI têm alunos com potencialidade em produzir um material de grande qualidade,” ressalta Júlio.

Como premiação, os vencedores receberam um vale-compras de livros no valor de R$ 500,00, cada, para os três primeiros colocados de cada tema. Marcela Vieira Lima, estudante do 9º ano no SESI Gama, conquistou o 3º lugar no concurso. Ela retratou a realidade da saúde pública do Brasil em sua redação. “A ideia em participar surgiu quando divulgaram o concurso na escola. Olhei os temas propostos e escolhi sobre a saúde pública, pois é um tema que vem me chamando muita atenção pela precariedade que encontramos nos hospitais públicos”, afirma Marcela.

Por ocasião da I Semana da Comunicação Gráfica do DF, as 100 melhores redações do concurso viraram um livro. Sob o título “Jovem Escritor – Uma visão cidadã”, a publicação reuniu redações que revelaram a percepção dos jovens, do 6o ao 9o ano, sobre os desafios enfrentados pela sociedade. Os estudantes mostraram suas observações quanto as necessidades e as dificuldades dos cidadãos brasilienses e propuseram melhorias para as pautas que nortearão parte das políticas de Estado nos próximos anos. O livro será doado para escolas e bibliotecas públicas do DF.

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178