Festa marca lançamento do Torneio de Robótica 2015/2016
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 05 Novembro 2015 10:21
Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de agosto, os alunos que integram as equipes Lego Field, Lego of Olympus e Energy Bots participaram da festa de abertura da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), no auditório do SESI Gama. O evento contou com a presença de 28 estudantes que se preparam, desde junho, para as etapas oficiais da competição e que, a partir de agora, terão que observar e seguir à risca todos os requisitos estabelecidos pela FLL.
O desafio Trash Trek, ou como lidamos com o nosso lixo, já era conhecido por todos desde o encerramento da temporada passada. Neste ano, estudantes de 9 a 16 anos precisam identificar problemas relacionados ao lixo, apresentar soluções inovadoras e compartilhar suas propostas com as demais equipes participantes.
Segundo a coordenadora de Robótica da unidade Gama, Elisângela Machado, a ideia das equipes é trazer para os projetos de pesquisa temas voltados ao setor produtivo, público-alvo do SESI (Serviço Social da Indústria). “A nossa ideia é trabalhar com as indústrias. Todos os projetos estão sendo pensados neste sentido, porque nós temos como idealizar e colocar em prática, já que faz parte da nossa realidade”, afirmou. Os temas estipulados podem ser do tipo resíduos orgânicos, resíduos de materiais eletrônicos, resíduos perigosos, aterros, processos de reciclagem e classificação do lixo.
Empolgados com o início de mais uma temporada, os estudantes estão focados e determinados em suas missões. “O maior desafio será encontrar uma solução de baixo custo, porque já existem muitas iniciativas voltadas para a questão do lixo. Mas, nós vamos tentar encontrar uma forma mais social de fazer isso, como a conscientização nas escolas, por exemplo”, ponderou a aluna Catharina Farias Lima, de 14 anos.
Maria Júlia Felix, de 16 anos, participa pela primeira vez do Torneio, mas já incorporou o espírito de equipe tão valorizado na competição. “O nosso foco principal, já que nós chegamos ao nacional na temporada passada, é conseguir disputar a etapa internacional. Mas, mais do que isso, nós queremos mostrar que as mentes jovens podem fazer a diferença em assuntos tão importantes como o lixo e o meio ambiente”, destacou.
Além do projeto de pesquisa, as equipes serão avaliadas, também, nas categorias Design do Robô, que envolve todo o processo de construção e programação dos protótipos; Core Values, que contempla a inspiração, o trabalho em equipe e o gracious professionalism; e o Desafio do Robô, que consiste na execução das missões para as quais os robôs foram projetados e programados.
O lançamento oficial da edição Trash Trek aconteceu na última terça-feira, dia 25, na página do Torneio de Robótica na internet. Foram divulgadas informações gerais sobre a nova edição, os desafios e as regras, além de vídeos de referência e do calendário preliminar das etapas regionais em todo o Brasil. As inscrições para a próxima temporada começam no dia 1º de setembro. Cada equipe pode ter de 2 a 10 competidores, com idades entre 9 e 16 anos. A etapa regional do Centro-Oeste será em Goiânia (GO), nos dias 27 e 28 de novembro. Acesse a página do Torneio Nacional de Robótica na internet e saiba mais.
Participação do SESI-DF
A expectativa para este ano é que a Rede SESI de Educação do Distrito Federal seja representada por quatro equipes, sendo três da unidade Gama e uma da unidade Sobradinho. Além disso, entre os dias 3 e 4 de setembro, o SESI-DF vai capacitar quatro escolas públicas, indicadas pela Secretaria de Educação do DF, para que elas possam preparar e treinar suas próprias equipes para o Torneio de Robótica da FLL deste ano.
ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa