Conheça a história e os integrantes da equipe Lego Field

 

sesi gama robotica lego field regional vitoria esA trajetória da equipe Lego Field no Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) é marcada por inúmeros desafios e pela capacidade de superação desse time de jovens soldados. A escolha do nome do grupo, criado no ano de 2013, foi inspirada no conceito de diversão proposto pela Lego aliado ao ambiente de competição dos torneios de Robótica. Dessa forma, Lego Field significa “Brincar no Campo”.

A estreia da equipe nas competições da FLL aconteceu na temporada Fúrias da Natureza (2013/2014). Naquela edição, superou as expectativas ao ficar em quinto lugar no Torneio Regional, realizado em Goiânia (GO). Este resultado garantiu ao grupo sua primeira participação em uma Etapa Nacional. A experiência de uma competição amigável, o ganho de aprendizado e os valores agregados ao torneio despertaram nos participantes a paixão pela Robótica. Mesmo sem a classificação tão desejada, o time não desistiu e intensificou a preparação para o desafio que estava por vir.

Na temporada WorldClass (2014/2015), os participantes tinham como missão criar uma solução inovadora que aperfeiçoasse a experiência do aprendizado. Nessa edição do torneio, a Lego Field melhorou significativamente seu desempenho e conquistou o segundo lugar na classificação geral do Regional. Por meio desse resultado, garantiu, mais uma vez, uma vaga na Etapa Nacional. Entre 60 equipes de todo o Brasil, o grupo ocupou a 23ª posição, um salto enorme quando comparado à participação do time na edição anterior da competição.

No ano de 2015, o desafio Trash Trek propõe às equipes do mundo inteiro a busca por soluções inovadoras que reduzam a produção de lixo ou melhorem a maneira com a qual as pessoas lidam com os resíduos, como a reciclagem e o reaproveitamento de insumos.

Conheça os integrantes

Nesta edição do Torneio, a Lego Field traz uma formação mais “enxuta” composta por sete integrantes, com idades entre 15 e 16 anos. São estudantes do Ensino Médio Articulado (Ebep) do Sesi Gama. Foco, união, integração e amizade são algumas palavras que definem bem esse grupo de competidores. Conheça cada um dos jovens soldados da Robótica do Sesi Gama.

sesi gama robotica lego field gabriel alex

Gabriel Álex de Almeida Serejo
1ª série EBEP
O estudante de 15 anos, carinhosamente chamado de “Gabrinelson” pelos colegas de equipe, gosta de jogar vôlei e sair com os amigos nas horas vagas. É fã de Lego, desde pequeno e, para fazer parte do projeto, participou do Torneio Interno e foi um dos selecionados. Gabriel pretende ser engenheiro mecatrônico e atribui sua decisão à experiência com a Robótica.

“Aperfeiçoei minhas habilidades em cálculos e tenho mais desenvoltura para falar em público. Enquanto equipe, estamos mais focados e conscientes do nosso papel na sociedade.”  

sesi gama robotica lego field gabriel de jesus

Gabriel de Jesus Nunes da Costa
2ª série EBEP
Jesus ou “Chessus”, como é conhecido entre os colegas, aproveita o seu tempo livre para aprender mais sobre as ciências exatas. Aos 16 anos, Gabriel é articulado e traz no currículo a participação na última temporada do torneio. Para ele, a competição contribui muito para o aprendizado diário e prepara o estudante para o futuro.

“Foi por meio do contato com a parte de programação, na Robótica, que me interessei pelas Engenharias Mecatrônica e de Software. Quero atuar no ramo de desenvolvimento de jogos eletrônicos.”  

sesi gama robotica lego field lucas aquino

Lucas Aquino Amorim
1ª série EBEP
Aos 15 anos, Lucas passa a maior parte do tempo na escola. Por isso, tenta otimizar suas atividades sem deixar de fazer o que gosta, como praticar atividades físicas e estudar. Apaixonado por Robótica, Aquino, como é conhecido pelos colegas, pretende estudar medicina, mas garante que dará um jeito de unir as duas paixões em sua formação acadêmica.

“O contato com esse projeto trouxe mais maturidade tanto para mim, quanto para os meus colegas de equipe. Temos uma postura diferente diante de algumas situações e alguns desafios. Isso é muito positivo.” 

sesi gama robotica lego field luis gustavo

Luís Gustavo de Souza Santos
1ª série EBEP
Luís, também conhecido como “Lu”, tem 15 anos. Ele gosta de jogar vôlei e afirma viver para a Robótica. Segundo o jovem estudante, é muito divertido e interessante trabalhar com projetos que envolvem Lego, programação e um desafio que pode ajudar o mundo de alguma forma. O envolvimento com a Robótica leva a maior parte de seu tempo, por isso, o futuro engenheiro precisou melhorar a qualidade dos estudos com mais foco e organização, habilidades essas desenvolvidas dentro do projeto.
“O tema deste ano foi desafiador, mas nós conseguimos enxergar o problema do lixo com um olhar diferente. Há muito a ser feito e nós vamos ajudar.” 

sesi gama robotica lego field maria julia

Maria Júlia Felix Rodrigues
1ª série EBEP
“Maju” é descontraída e cheia de energia, gosta de sair com os amigos e praticar Inglês nas horas vagas. A estudante de 16 anos cita o interesse pela programação como um dos benefícios adquiridos por meio da Robótica. Esta descoberta possibilitou, ainda, a escolha de sua profissão. Júlia quer ser engenheira. No dia a dia, o compromisso com os estudos melhorou significativamente seu rendimento escolar.

“A diferença do Torneio da FLL é a competição amigável. Assim, além de competir, a gente faz amigos e torce pelas outras equipes.”  

sesi gama robotica lego field mayonnara

Mayonnara Medeiros da Silva
1ª série EBEP
A estudante de 15 anos fala com brilho nos olhos sobre suas principais paixões: ler, escrever, conhecer pessoas, culturas e línguas diferentes. Na Robótica, Mayonnara elege o projeto de pesquisa como uma de suas atividades favoritas, já que gosta de ciências humanas e pretende seguir carreira nessa área. A estudante sonha em ver o projeto da equipe colocado em prática. Os colegas a chamam carinhosamente de “Maior Nara”. Em relação ao grupo, Mayonnara se vê cercada por grandes amigos.
“No projeto de pequisa, nós apresentamos uma solução que pode ajudar o mundo e, dessa forma, dar a nossa contribuição para a sociedade, deixar a nossa marca. A Robótica nos prepara para vida.” 

sesi gama robotica lego field wallesca maysa

Wallesca Maysa Pessoa Borges
1ª série EBEP
A estudante de 15 anos gosta de aproveitar o tempo livre com os irmãos e com a família. Ler e escrever também são o seu passatempo favorito. No grupo, os colegas a chamam de “Desprovida” e, de forma natural e bem humorada, Wallesca atende pelo apelido. A convivência diária com os colegas aprimorou sua habilidade de trabalhar em equipe. Já a elaboração do projeto de pesquisa possibilitou o contato com uma metodologia que prepara, também, para as atividades do mundo acadêmico. Wallesca quer ser professora de história.
“A Robótica quebra barreiras e aproxima os estudantes do mundo das ciências e da tecnologia, em especial as meninas. Trabalhar nesse projeto envolve conhecimentos das mais diversas áreas, o que é muito enriquecedor.”

Técnicos

sesi gama robotica lego field tecnico atos henriqueAtos Henrique Gonçalves Reis
Coordenador e Supervisor Técnico

 

 

  

sesi gama robotica lego field tecnico paulo fillipe

Paulo Fillipe Rodrigues de Oliveira
Engenheiro

 

 

  

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa