Iniciativa voltada ao Meio Ambiente ganha prêmio da Educação

sesi df uma acao que deu resultado premiacao 001

O projeto “Meio Ambiente: Ciência, Tecnologia, Inovação e Cidadania” foi o grande vencedor da 2ª edição do Prêmio Uma Ação que deu Resultado, promovido pela Rede Sesi de Educação do Distrito Federal. A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (22/01), no auditório do edifício sede da Fibra. O objetivo do projeto é reconhecer e valorizar os profissionais responsáveis pela formação educacional de crianças e jovens, do ensino básico. Neste ano, foram avaliados dez projetos inscritos por professores das unidades do Gama e de Sobradinho.

A autora do projeto premiado, professora Carina Raquel Caldas, desenvolveu, junto com os alunos do Ensino Médio Articulado (EBEP), diversas atividades teóricas e práticas, em busca de soluções para algumas questões ambientais. Foram abordados temas como o desequilíbrio ambiental, a problemática do lixo e da reciclagem e as fontes de energia, limpa e renovável. O projeto envolveu, também, a questão hídrica no Brasil e no mundo, além disso chamou atenção para a responsabilidade dos estudantes na preservação do meio ambiente. “O mérito não é só meu. Este é o resultado de um ano inteiro de muito trabalho e envolvimento dos alunos. Eles me surpreenderam de uma maneira muito positiva”, comemorou a ganhadora. Com o primeiro lugar, Carina foi contemplada com uma especialização lato sensu na área educacional, um tablet, e além disso, terá seu projeto divulgado no site do Sistema Fibra e em outros meios de divulgação.

Os projetos “A evolução da escrita na Alfabetização”, da professora Fabiana Vieira, e “Sou + Família”, do professor Roger Diego Aragão, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A criadora da ideia vice-campeã ganhou um curso pedagógico de extensão de até 160h e um livro. Já o terceiro colocado poderá participar de um congresso nacional na área educacional. Todos os inscritos receberam certificados de participação. O vice-presidente do Sistema Fibra, Elson Póvoa, prestigiou o evento e ressaltou a importância do papel do educador na vida das pessoas. “A qualidade do ensino depende dos professores que se propõem a encarar, diariamente, os desafios da educação”, enfatizou.

Além da premiação principal, a diretora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção, e a coordenadora do projeto de Robótica, Elisângela Machado, foram homenageadas pela dedicação e pelos resultados alcançados no ano de 2015. Houve ainda o reconhecimento pelos trabalhos realizados pela diretora escolar, Suzana Roque, junto à coordenação pedagógica e às professoras do Ciclo Sequencial de Alfabetização do Centro de Ensino Sesi Gama. A equipe de entretenimento abrilhantou ainda mais a noite. Professores de dança, teatro e música fizeram performances que divertiram e emocionaram os convidados. Já o comediante, André 14 voltas, apresentou números de humor e fez algumas interpretações musicais.

A segunda edição do Prêmio Uma Ação que deu Resultado, contou com a presença do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai do Distrito Federal, Albano Esteves de Abreu, da gerente de Educação do Sesi, Learice Alencar, da gerente de Educação e Tecnologia do Senai, Maria Gricélia de Melo, e do gerente de Tecnologia da Informação do Sistema Fibra, Arioston Cerqueira. O diretor em exercício da Unidade Integrada Sesi e Senai Sobradinho, Thiago Guedes, também prestigiou a premiação.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa