Robótica tem reflexo positivo na vida de estudantes

sesi df robotica gabriel de jesusOs ganhos de conhecimento dos alunos de Robótica ultrapassam os limites da competição, chegam às salas de aula e fazem parte da rotina dos estudantes que passam a adotar posturas mais maduras em relação à importância da dedicação aos estudos. A consequência dessa mudança de comportamento pode ser percebida nos boletins de desempenho, mas principalmente nas habilidades que esses alunos desenvolvem no decorrer de todo o processo. A poucos dias do Torneio Nacional de Robótica FLL, cujo tema é Trash Trek ou Como cuidamos do nosso lixo, os estudantes precisam gerir seu tempo com sabedoria. Mas, para esses jovens e futuros profissionais, este será o menor dos desafios.

Alunos como Lucas Sampaio e Marcela Lima são o exemplo concreto de que a Robótica influencia diretamente no dia a dia da sala de aula. Segundo eles, fazer parte das equipes e participar dos torneios não garante regalias ou tratamentos diferenciados em relação aos demais colegas, pelo contrário, eles precisam conciliar o bom rendimento tanto nos estudos quanto nas outras atividades que realizam. “Os professores cobram mais da gente, porque precisamos sair da sala algumas vezes por conta dos projetos que envolvem a Robótica. Mas isso é bom, porque redobramos a atenção durante as explicações e a nossa capacidade de memorizar o conteúdo melhorou bastante.”, conta Marcela Lima, aluna da 1ª série do EBEP. Para Lucas Sampaio, do 9º ano, não foi diferente. “Os professores ficavam chateados, pensando que eu estava dando pouca importância para os estudos. Porém, quando mostramos a eles tudo o que fizemos na Robótica, eles ficaram orgulhosos e até se ofereceram para ajudar nos próximos torneios.”, explica.

A gerente de educação do Sesi-DF, Learice Barreto Alencar, atribui ao bom desempenho dos alunos a proposta de um processo pedagógico que estimula trocas de conhecimentos e experiências entre professores e alunos, onde ambos podem ensinar e aprender juntos. Além disso, o contato com o mundo das ciências e da tecnologia abre novos horizontes aos estudantes e futuros profissionais. “A Robótica além de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e inovação no processo de ensino e aprendizagem, contribui para o desenvolvimento industrial do Brasil, uma vez que estimula os alunos a vislumbrarem a continuidade de seus estudos nas áreas de matemática, física, engenharias, etc., onde há demanda crescente da indústria por estes profissionais.”, afirma.

Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra