Alunos do Vira Vida estão prontos para o mercado de trabalho
- Detalhes
- Última Atualização: Domingo, 20 Março 2016 10:51
Após um ano de intenso aprendizado, 42 alunos do Programa Vira Vida, que encerraram seus cursos em fevereiro deste ano, receberão seus certificados de conclusão. A cerimônia de formatura será realizada no dia 17 de março, a partir das 16h, no auditório do Senai Taguatinga. O evento contará com a presença de alunos, pedagogos, dirigentes e empresas parceiras. Desse grupo de formandos, 17 jovens já têm vaga garantida de estágio ou de emprego em órgãos públicos ou entidades privadas do Distrito Federal. A meta da coordenadora do programa, Maria Aparecida (Cida) Lima é que todos estejam inseridos no mercado de trabalho o mais rápido possível.
Segundo Cida Lima, oportunizar a estes jovens uma chance no mundo corporativo é investir em mão de obra qualificada e acreditar no potencial de inovação desses profissionais. “Precisamos encontrar mais empresas parceiras para inserir no mercado de trabalho todos nossos alunos. Muito mais do que empregabilidade é o resgate da autoestima e a formação da identidade do jovem”, argumenta a gestora. Juntos, instituição e entidades parceiras, propiciam alternativas reais de um futuro antes jamais imaginado. O que era obstáculo, incerteza e descrença se transforma em oportunidade, planejamento de vida e alcance de metas.
O Vira Vida é um projeto desenvolvido pelo Sesi e é constituído por quatro pilares: capacitação e qualificação profissional; atendimento médico e odontológico; apoio psicológico e empregabilidade. “Mostramos a esses meninos e a essas meninas, os meios de superação. Damos a eles suporte por meio de vivências, rodas de conversa e sessões de terapia”, explica a assistente social do programa, Aline dos Santos. Durante o período de formação, os estudantes são capacitados para desempenhar funções remuneradas nas mais diversas áreas, sejam elas tecnológicas, administrativas, de audiovisual, ou do setor de serviços.
Os jovens beneficiados pelo programa foram acolhidos em um contexto de extrema vulnerabilidade social. É por meio dessa iniciativa que os alunos são preparados para atuar como cidadãos, protagonistas e pessoas conscientes do que têm que superar para conquistar o seu lugar na sociedade. “Nossos estudantes passam por todo um processo formativo e estão em busca de empresas parceiras que possam contratá-los e acolhê-los”, reforça Cida Lima.
O aluno do Programa Vira Vida recebe formação em habilidades gerenciais, qualificação profissional e algumas competências exigidas pelo mercado de trabalho, como desenvoltura, amplo conhecimento de valores, ética e cidadania. É assim que esses estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, se empenham, cada vez mais, para conseguir a tão sonhada contratação.
Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra