Estudantes do Sesi recebem formação cidadã e profissional

sesi df diferencial educacaoO Sesi tem investido, de forma significativa, em Educação Tecnológica, tendo em vista que a missão da instituição é formar o estudante para a indústria. Sabe-se que hoje o setor industrial concentra esforços na informatização e modernização de seus processos por meio da tecnologia e da inovação. Nos torneios de Robótica equipes, competidores e escolas têm aperfeiçoado, cada vez mais, estratégias que permitem o uso dos recursos tecnológicos em favor da sociedade e do desenvolvimento econômico e sustentável do país.

Segundo a gerente de Educação do Sesi Distrito Federal, Learice Alencar, projetos como a Robótica visam, além da qualificação técnica, a formação cidadã dos jovens. “Não basta ser excelente como profissional naquilo que se faz, é preciso ter, também, uma postura comportamental mais humanizada, crítica e empática dentro e fora do mercado de trabalho”, avalia a gestora.

Os alunos do Sesi têm um perfil diferenciado. Eles adotam uma posição mais crítica em relação a assuntos complexos, como política, meio ambiente e economia. Nas rodas de conversa, nos trabalhos de escola e até mesmo em casa, com a família, a abordagem desses temas acontece com base em argumentos estruturados em pesquisas e apurações.

A gerente revela que a metodologia de ensino do Sesi inspira o estudante a pensar de forma criativa e propor soluções inovadoras para os desafios do cotidiano. Projetos como a Robótica imbuem nele valores morais e éticos, a fim de conscientizá-lo sobre seu papel na sociedade. O resultado da eficácia desse programa pode ser aferido nas propostas de projetos apresentados no Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Nesta temporada, 15 equipes brasileiras representarão o Brasil em diversos torneios internacionais, graças ao empenho e à dedicação de diversos alunos que se preocupam com o futuro.

O Sesi trabalha, também, com o programa “O Líder em Mim” que busca, desde cedo, desenvolver nos jovens a autoconfiança e algumas habilidades como a liderança, a responsabilidade, a iniciativa, por meio dos ensinamentos do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (FranklinCovey). Este programa impacta diretamente no rendimento escolar dos alunos, ao reduzir significativamente o índice de indisciplina e aumentar o engajamento de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

No programa “Miniempresa”, que acontece em parceria com a ONG Junior Achievement, os alunos tornam-se miniempresários e vivenciam, na prática, a organização e operacionalização de uma companhia empresarial com base em conceitos econômicos, comerciais e de negócios. A instituição promove, ainda, o programa “Conexão Mundo”, um intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros e americanos cujo intuito é a troca de informações, o contato com costumes e hábitos de outro país, além do aprendizado de um novo idioma, requisito básico para uma boa aceitação no mercado de trabalho nos dias de hoje. “Estes programas fomentam a formação de cidadãos responsáveis, éticos e dispostos a dar sua contribuição para a sociedade”, conclui Learice Alencar.

Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra