Já está no ar a votação que vai definir os quatro grandes vencedores da 2º edição do Desafio de Impacto Social no Brasil, que neste ano vai distribuir R$ 10 milhões entre os melhores projetos desenvolvidos por organizações brasileiras sem fins lucrativos.
O evento é uma iniciativa do Google.org, braço filantrópico do Google, e visa apoiar e fomentar o uso de novas tecnologias para gerar impacto social no país. O desafio consiste em selecionar, avaliar e premiar propostas apresentadas por ONGs de acordo com os seguintes critérios: Impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade.
A primeira edição do evento foi realizada em 2014 e recebeu mais de 750 inscrições. A eleição foi feita pelo público e por consultores externos, que avaliaram cada um dos projetos considerando a urgência e relevância para solucionar os problemas da comunidade. Ao todo, mais de 500 mil pessoas participaram da votação que elegeu as 10 melhores iniciativas para receber investimentos do Google. Dois anos depois, os resultados são reais e bastante satisfatórios, como no caso do Instituto Mamirauá, localizado na Amazônia. Ele foi um dos grandes vencedores e recebeu financiamento para investir na entrega de máquinas de gelo solar para comunidades ribeirinhas. Os equipamentos foram desenvolvidos pela Universidade de São Paulo e produzem 30kg de gelo por dia, ajudando pescadores locais a conservarem 720kg de peixes por mês. O Instituto Mamirauá é apenas um exemplo de quão importante é investir em tecnologia voltada para ações sociais. Mas, quanto maior o investimento, maiores serão os resultados, e mais benefícios serão creditados às comunidades participantes. Sabendo disso, o Google lançou em fevereiro deste ano a 2ª edição do Desafio de Impacto Social no Brasil, que recebeu 1.052 projetos de todo o país.
Após uma prévia seleção, foram classificados 10 finalistas, sendo dois de cada região: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, e Centro-Oeste. Agora, a definição fica com o público e com consultores externos que devem votar e escolher como será feita a divisão do valor. Cada um dos quatro projetos vencedores receberá R$1,5 milhão e os outros seis, um prêmio no valor de R$650 mil para tornar seus projetos realidade. Além disso, as organizações também irão receber assistência técnica e de gestão, juntamente com mentoria de funcionários do Google e outros especialistas.
Uma das quatro finalistas será eleita por voto popular, e as outras três serão escolhidas em um júri composto por pessoas ligadas ao terceiro setor e a áreas como artes e esportes: Regina Casé, atriz e apresentadora de TV; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol feminino e embaixadora da ONU; cacique Almir Suruí Naraymoga, líder da população indígena Suruí; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; Adriana Varejão, artista plástica brasileira; e Jacquelline Fuller, diretora do Google.org. Durante o evento, que será realizado no dia 14 de junho no escritório do Google em São Paulo, as 10 ONGs finalistas vão apresentar os projetos ao vivo e tentar angariar os votos que vão definir os outros três vencedores. O resultado só será revelado no dia, mas até lá é possível conhecer de perto cada uma das organizações e avaliar suas propostas.
Vetor Brasil: Gestão pública gerando impacto social
Entre as organizações que representam o Centro-Oeste no desafio está o Vetor Brasil, que busca desenvolver talentos e práticas no governo para oferecer serviços públicos de qualidade a quem mais precisa. A ONG já realiza o Programa Trainee de Gestão Pública, que atrai, seleciona, capacita e aloca jovens talentos com vontade de gerar impacto de escala em governos estaduais e municipais do país, auxiliando equipes na implementação de projetos estratégicos e prioritários. Atualmente, o Vetor Brasil conta com uma rede de 45 trainees atuando em 11 governos do país, nas cinco regiões e em gestões de cinco partidos diferentes.
Mas, para participar do Desafio a organização criou um projeto diferente. A ideia é lançar um portal que conecte jovens às diversas oportunidades de atuação no setor público, propiciando espaços de aprendizado sobre a esfera pública brasileira e estimulando a autopercepção do jovem como agente de transformação do país. Para a diretora executiva da Vetor Brasil, Joice Toyota, implementar um portal como este é de extrema importância em um contexto de conturbação política e descredibilidade em relação ao governo. “Muitos jovens ainda desconhecem a importância e o impacto da atuação no setor público ou não sabem de quais formas podem contribuir para gerar mudanças sobre o que os
indigna. O Portal abrirá portas para que novos talentos possam ser parte da transformação que queremos ver no Brasil”.
Com a premiação do Desafio, a organização deve implementar o portal e ampliar ainda mais sua rede de oportunidades junto ao governo. Com isso, serão cada vez mais pessoas treinadas e capacitadas para realizar mudanças no cenário público brasileiro e otimizar a prestação dos serviços. Este é o sonho do Vetor Brasil! Mas ela não é a única organização do Centro-Oeste que tem grandes planos para o prêmio do 2º Desafio de Impacto Social no Brasil.
Aliança da Terra: Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos
Sediada em Goiânia, a ONG Aliança da Terra se classificou como uma das finalistas do Desafio com o projeto “Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos”. A proposta é interligar 500 pequenos produtores rurais de três assentamentos do nordeste do Mato Grosso por meio de uma ferramenta capaz de ajudá-los a controlar melhor o seu gado e ao mesmo tempo potencializar a capacidade de conservar a terra e o meio ambiente. O aplicativo, que será desenvolvido caso a organização receba o prêmio, deverá coletar, analisar, gerenciar e compartilhar dados sobre a produção e o meio ambiente, a fim de aumentar a renda das famílias e transformar a realidade local.
A plataforma de gestão de produção pecuária será criada em parceria com a empresa BovControl e pode significar uma grande evolução no campo da produção sustentável brasileira. “Para a Aliança da Terra e o BovControl, a maior importância da divulgação desse projeto é por luz a um grande problema que o Brasil enfrenta com seus precários assentamentos rurais e, a partir disso, estimular o apoio de outros elos da sociedade. Por exemplo, o consumidor bem informado tem a oportunidade de participar dessa transformação ao valorizar esse tipo de produção”, explica a gerente Geral da Aliança da Terra, Aline Locks.
Desde 2004, a Aliança da Terra desenvolve um importante trabalho de diagnóstico socioambiental das propriedades rurais brasileiras. Por meio de uma plataforma tecnológica é feita uma análise detalhada da situação produtiva, ambiental e social da área. Com base nos dados
levantados, a ONG organiza um mapeamento da propriedade e firma com o produtor um compromisso de melhoria contínua. Algumas metas são estabelecidas de acordo com o planejamento financeiro de cada caso e são realizados monitoramentos periódicos por especialistas da organização, garantindo uma plataforma de produção responsável, transparente e acessível. Atualmente, mais de 800 produtores fazem parte da plataforma, sendo oito deles localizados no Distrito Federal. Mas a pretensão da ONG é expandir cada vez mais o acesso, independentemente do tamanho da propriedade rural.
O projeto apresentado no Desafio vai começar no Mato Grosso e é considerado um piloto, mas deverá ser levado para produtores de todo o país. Para tornar esse sonho, realidade, o prêmio de R$1,5 milhão seria mais que mais bem-vindo. "Ver o projeto Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos entre os finalistas do Desafio de Impacto Social do Google mostra que estamos no caminho certo para a promoção de uma transformação social, ambiental e econômica junto aos pequenos produtores em assentamentos rurais. A inclusão dessa classe produtiva na tendência mundial de produção sustentável seria impossível sem o uso de tecnologia”, afirma Aline.
Aqui foi apresentado um pouquinho dos projetos de dois dos 10 finalistas que estão participando do 2º Desafio de Impacto Social do Google. Mas ainda existem muitas outras boas iniciativas que vão ajudar a melhorar a vida das comunidades do nosso país! E você pode ajudar a escolher quais delas ganharão o grande prêmio de R$1,5 milhão. A votação vai até o dia 13 de junho, pelo site da competição: g.co/DesafioBrasil. Acesse, conheça e vote! Você pode ajudar a tornar realidade o sonho de muitas pessoas!
Aline Porcina Costa
Jornalista
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal
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