• 1
  • 2
×

Mensagem

EDOCMAN_LOGIN_TO_VIEW_DOCUMENT

gestao em inovacao corpo materia CRI3388

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou, na tarde desta quinta-feira (22), o evento de abertura do projeto “Consultoria em Gestão da Inovação”, que será executado pelo Núcleo Gestor de Inovação da Fibra e tem como objetivo auxiliar 18 microempresas e empresas de pequeno porte, filiadas aos sindicatos vinculados à Fibra, a aumentar, em até 15%, a maturidade em gestão da inovação. Entre os segmentos participantes estão o da movelaria, do vestuário, de informática e de alimentação.

No início do encontro, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Cláudio Tavares, destacou a importâncias da união entre diversas entidades para projetar e desenvolver a ação. "Esta iniciativa surgiu de uma parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional e Departamentos Nacionais do Sesi e do Senai. Em âmbito regional, a Fibra e o IEL atuam com o intuito de incentivar e auxiliar as indústrias do DF na implementação de processos inovadores", disse.

Representando o Sebrae-DF, Cristiane Amorim chamou a atenção dos participantes sobre o cenário atual do setor produtivo. "Todos os segmentos estão vendo grande necessidade de repensar novos modelos de processo e esperamos que, com este projeto, os empresários consigam absorver todo o conteúdo possível e que possam imprimir esses resultados nas empresas".

Os trabalhos foram iniciados com uma palestra sobre processos inovadores, ministrada pelo físico, mestre e doutor em informática Paulo Foina que, durante sua fala, abordou cases de sucesso de empresas que se destacaram ao inovar no desenvolvimento e comercialização de seus produtos, ressaltando as possibilidades de fazer bom aproveitamento das oportunidades diante de momentos de crise.

Ainda durante o encontro, o empresário Jeová Souza falou sobre o sucesso que tem feito com a marca de sandálias Kocpitt. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa exporta produtos para mais de 10 países e, segundo o empresário, a receita do sucesso é exatamente investir em inovação. "O chinelo vai ser sempre chinelo, o que diferencia um produto do outro é o investimento que o empresário faz em detalhes, como design, estamparias e materiais. Se o produto é simples, é necessário buscar elementos que o tornem único e é isso que determina a escolha do consumidor na hora da compra", explicou.

Para cada uma das empresas participantes do projeto será produzido um diagnóstico, por meio de mapeamento e pesquisa aplicados no início do projeto. O documento deverá apontar um plano de ação voltado para a gestão da inovação, composto por indicações de atividades que deverão ser executadas, com foco em geração de resultados e conhecimentos para as empresas. Com o plano validado pelos empresários, serão priorizadas, no máximo, duas ações para serem executadas durante o projeto.

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, inovar não precisa ser, necessariamente, um processo dispendioso e complicado, como explicou a coordenadora do Núcleo de Gestão da Inovação do IEL-DF, Neiane Andreato. "Inovar significa unir ideias e ações com foco na geração de resultados. Isto não é um conceito distante. Basta estar com o olhar voltado para algo diferente e buscar desenvolver práticas gerenciais que tornem a inovação uma ação sistêmica".

O projeto tem duração total de dois anos e inclui diagnósticos individuais, reuniões de ajustes de ação e monitoramento, pesquisa de satisfação e avaliação de resultados. Ao fim da ação, serão produzidos relatórios sobre a gestão do plano de ação de cada uma das empresas e também será editada uma publicação com os cases de sucesso apresentados pelos participantes.

Participando do encontro, a empresária Lea Caldas, da Telemikro – Gestão de Telecom, analisou o projeto e a possibilidade de interação com empresas de diversos segmentos. “A forma como este trabalho está sendo desenvolvido é muito interessante, porque faz com que o empresário se preocupe não apenas com a inovação dos produtos, mas também dos processos, da divulgação e das diferentes formas de vender. A inovação é, naturalmente, atrelada à tecnologia. Mas esse contato com empresas de vários seguimentos nos faz pensar no mercado como um todo e analisar o que tem sido feito em outras áreas que podemos implementar na nossa”, finalizou.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones: (61) 3403-0870/0890/0884.

Por Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra


menu multimidia 01
menu multimidia 02
menu multimidia 03
menu multimidia 04

Realização

logomarca fibra