Notícias
Manutenção da confiança e da credibilidade
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 02 Março 2016 14:02
As histórias do Sicoob Empresarial e da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) se confundem, se entrelaçam. Inicialmente chamada de Credindústria, a cooperativa de crédito foi criada em 2003 por empresários de diversos segmentos do parque fabril local, que buscavam, à época, soluções econômicas para um ambiente mais competitivo e favorável aos negócios. A Federação cedeu, inclusive, espaço em sua própria sede para que a cooperativa abrisse a primeira unidade, localizada até hoje na Casa da Indústria.
Embora o Sicoob Empresarial seja, atualmente, de livre admissão, ou seja, para todas as pessoas, foi a coragem de 75 empresários - que aportaram capital próprio - que tornou possível iniciar as atividades da cooperativa, com R$ 1 milhão em ativos. A indústria brasiliense acreditou na proposta e hoje colhe os frutos.
Por meio de uma administração econômica e eficaz, o Sicoob Empresarial saltou, em pouco mais de uma década, para 2,5 mil cooperados. O valor em ativos cresceu vertiginosamente, alcançando os R$ 115 milhões atuais.
A premissa deste crescimento foi oferecer ao cooperado taxas de juros atrativas e, em especial, atendimento personalizado, levando aos empresários e demais cooperados, produtos e serviços financeiros de qualidade e com a agilidade demandada pelo mercado. Para tanto, a cooperativa de crédito expandiu e passou a contar com mais duas unidades, localizadas em Taguatinga e Samambaia.
A nova diretoria da Fibra entende que é absolutamente necessária a manutenção destes resultados positivos no auxílio do desenvolvimento da indústria local, principalmente neste momento de recessão econômica vivida no País, com índices de inflação ultrapassando os 10%, desemprego alcançando 1,5 milhões de pessoas em todo o Brasil, e endividamento da população sem precedentes, próximo dos 50%.
A CHAPA 1 é composta por integrantes que atuam no Sicoob desde sua criação. Eles trazem consigo a experiência galgada nesses 13 anos de resultado e a credibilidade conquistada junto aos cooperados do Sicoob. Afinal, “crédito” etimologicamente é sinônimo de “confiança”. E isso não pode ser mudado. Confiança no mundo empresarial impacta positivamente na intenção de investimentos, fator determinante para a retomada de crescimento do parque fabril local.
Jamal Jorge Bittar,
presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)