Notícias

Diretor da Fibra tripula canoa havaiana que conduziu a tocha

 

 CRI9557cortedentroBrasília foi a cidade escolhida para iniciar o revezamento nacional da Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Rio - 2016. O percurso de 105 quilômetros, iniciado hoje (3/5) pela manhã, saiu do Palácio do Planalto e será encerrado na Esplanada dos Ministérios, por volta das 20h30, segundo a organização do evento. A tocha chegou ao Lago Paranoá por rapel. Antes de retomar o percurso em terra firme, a chama olímpica seguiu por lancha e, depois, em canoa havaiana. Um dos seis tripulantes da canoa foi Fernando Japiassu, diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra. Com mais de trinta anos de história no esporte, Japiassu foi um dos fundadores da Canoagem no DF, ainda na década de 80, e o 1º presidente da Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan).

“Trata-se do único trecho do percurso em que uma equipe conduzirá a tocha”, enaltece o diretor. Juntamente com Japiassu, os renomados canoístas Rubens Pompeu, Diana Nishimura, Érika Reinehr, Naraiana Reinehr e Gabriel Pereira tripularam a embarcação. Os atletas remaram por um quilômetro conduzindo a tocha até o pontão do Lago.

“Sinto-me mais que honrado no dia de hoje. Posso dizer que fui um dos atores envolvidos no evento máximo do esporte – as Olimpíadas, realizado no meu País. É um reconhecimento da minha trajetória na canoagem, que iniciou-se muito cedo em minha vida”, relata o diretor.

De atleta a empreendedor

Todos os participantes do revezamento da tocha tem histórias que inspiram. O caso de Japiassu não poderia ser diferente. Foi a paixão pelo esporte que levou o canoísta a abrir seu primeiro negócio e tornar-se o empreendedor de sucesso que é atualmente. “Aos 19 anos, identifiquei na Canoagem uma oportunidade de negócios e de aprimorar meus conhecimentos que estavam sendo adquiridos na faculdade de Administração de Empresas. Assim, em 1984, abri a primeira loja náutica de Brasília, especializada em Canoagem, como o nome fantasia Tubarão Sports & Náutica”, conta. Fernando revela que no primeiro dezembro como empreendedor, vendeu todo o estoque de caiaques – cerca de 30 - antes da metade do mês, e outros 30 por encomenda ainda antes do fim do ano. “Estava consolidado o esporte em Brasília”, completa.

Com o crescimento do negócio, Japiassu introduziu acessórios e peças do vestuário à loja de canoagem, como biquínis, maiôs e sungas. Com a mudança, a loja passou a chamar “Canoa Verde, e os caiaques eram vendidos por encomenda. Já em 87, houve a alteração definitiva para Moda Fitness e Praia. “Surgia aí a SummerShop, atualmente com 32 anos de funcionamento, e ainda localizada no mesmo ponto, na 403 Norte”, finaliza.

Superação

No auge da carreira como atleta, Japiassu sofreu um grave acidente de carro, em fevereiro de 2014, ao regressar de um Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, realizado em São Paulo. “Foram quinze dias em coma e cinco coágulos no cérebro”, lembra.  

Após o acidente, os treinos para a condução da tocha marcaram o retorno do atleta às águas. “Pude constatar que estou completamente recuperado”, comemora.

A tocha

O fogo vai percorrer cinco regiões administrativas, carregado por medalhistas olímpicos, representantes de comunidades indígenas e estudantes do DF, entre outros. O trajeto termina nas mãos da medalhista olímpica Leila Barros. A tocha será recepcionada na Esplanada dos Ministérios em meio a uma celebração musical, que começa no fim da tarde e inclui shows de Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Ellen Oléria, além de artistas locais. Os shows são gratuitos e começam às 16h.

Confira os principais títulos de Fernando Japiassu em provas oficiais:

2013 – DF: Campeão Geral Individual da Travessia das Pontes 45km (3ª Etapa do Campeonato Brasiliense, dia 05/10/2013)

2012 – São Sebastião-SP: Campeão Brasileiro de Canoagem Oceânica Categoria Duplo Máster;

2013 - DF: Atual líder do Campeonato Brasiliense de Canoagem;

2013 - DF: Campeão Geral da Etapa de Maratona 20km do Campeonato Brasiliense de Canoagem – dia 01/06/2013;

2013 – Angra dos Reis-RJ: Campeão da Copa Brasil de Canoagem Oceânica Categoria SurfSki Máster B;

2013 – Porto-Portugal: 7º colocado no Campeonato Mundial de SurfSki Categoria Duplo Máster;

2013 – Florianópolis-SC: Vice-Campeão MultiSport Brasil Categoria Trio e Geral;

2012 - Florianópolis-SC: Campeão MultiSport Brasil Categoria Trio e Geral;

2012 - Florianópolis-SC : Pingente de Prata (melhor canoísta) do MultiSport Brasil;

2011 - Florianópolis-SC: Vice-Campeão MultiSport Brasil Categoria Trio;

2010 - Florianópolis-SC: Campeão MultiSport Brasil Categoria Livre;

2009 - DF: Vice-Campeão Brasília MultiSport Categoria Trio;

2010 - DF: Vice-Campeão Brasília MultiSport Categoria Trio;

2012 - DF: Vice-Campeão Brasília MultiSport Categoria Trio;

2013 – DF: 3º lugar no Brasília MultiSport Categoria Trio.

Suzana Leite
Assessora de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:suzana.leite@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6139 / 9956-2447
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac