Notícias

U.S Brasil Startup Connection chega à Brasília neste fim de semana

US sartup Brasil corpomateria MG 1999

 

Foi dado o ponta pé inicial para o U.S Brasil Startup Connection – Brasília, evento promovido pelo Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro busca melhorar a qualificação de jovens empreendedores com base na metodologia 3 Day Startup, desenvolvida na Universidade do Texas, em Austin.

Na noite desta terça-feira (17/05), os jovens que irão participar do curso se reuniram no edifício-sede da Fibra para conhecer a metodologia e a programação do evento. A partir de sexta-feira, eles entrarão em três dias de completa imersão no mundo do empreendedorismo científico, tecnológico e de inovação voltado para startups. A ideia é que os participantes desenvolvam projetos e entrem em contato com as mais modernas técnicas de gestão aplicadas internacionalmente e, ao final do treinamento, sintam-se motivados e capacitados para lançar suas próprias startups com base tecnológica.

Representando a embaixada americana no Brasil, o diplomata Andrew Duff ressalta que programas de cooperação como este são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das nações. “A inovação é muito importante para ambos os países em qualquer momento, seja de dificuldade ou de crescimento. Mas ela é especialmente importante para o crescimento, prosperidade e criação de novas oportunidades para os nossos povos. Estamos muito felizes com esse programa de cooperação e agradecemos à Fibra, ao IBTI e à equipe do 3 Day Startup, que vai chegar ao país para facilitar o evento”, afirma.

No Brasil, apenas duas cidades foram escolhidas para receber a capacitação: Belém e Brasília. Na capital do estado do Pará, o evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de março de 2016, e contou com a participação de mais de 40 jovens. Além de receber grande destaque na mídia nacional, a primeira edição do U.S Brasil Startup Connection também atraiu a atenção de empreendedores do país inteiro, que ficaram aguardando uma segunda oportunidade para tentar a classificação e garantir uma vaga no encontro.

Já o U.S Brasil Startup Connection - Brasília recebeu 219 inscrições, mas apenas 55 participantes foram selecionados. Entre eles, o jovem publicitário Gustavo Silva, que veio de Teresina – PI especialmente para o treinamento. “Eu estou com as melhores expectativas. A minha ideia é ter exatamente o que o evento oferece, que é network. Eu vejo esse encontro como um mundo de possibilidades e conexões e a nossa startup se propõe a isso. Eu e meu colega e sócio, também piauiense, já treinamos o pitch e demarcamos alguns pontos para analisar e melhorar daqui até sexta-feira.  O fato de não ser uma competição e não ter uma premiação física ou financeira já traz uma sinergia muito boa entre os participantes e eu estou com o coração aberto para aprender cada vez mais”, conta Gustavo.

Por meio de vídeo conferência, o fundador do 3DayStartups, Can Houser, e o mentor, Diego Marafon, deram as primeiras orientações sobre o desenvolvimento dos projetos e a criação de protótipos que deverão ser apresentados para avaliação durante o fim de semana. Além disso, recomendaram que os participantes já comecem a pensar nas ideias que serão apresentadas e votadas no primeiro dia do encontro. As seis sugestões mais bem aceitas deverão ser divididas entre seis grupos de empreendedores, que terão o sábado e o domingo para fazer pesquisas, desenvolver o projeto e preparar uma apresentação para painelistas nacionais e mentores americanos, que virão ao Brasil especialmente para acompanhar os trabalhos.

Segundo o analista de marketing do IBTI, Paulo Henrique Moraes, um empreendedor deve ter algumas habilidades para que o negócio tenha mais chances de prosperar. E são essas características que devem ser desenvolvidas nos três dias de evento. “Durante o final de semana, os participantes vão aprender como apresentar bem um projeto para o investidor. Os pitchs exigem uma apresentação rápida, da melhor maneira possível, com o menor tempo possível. No mundo dos negócios, não se pode perder tempo. As ideias devem ser objetivas e bem desenvolvidas. Vão se destacar aqueles que melhor participarem do contexto, engajados no processo, imbuídos do espírito do evento e do grupo, respeitando as ideias alheias”, explica o analista.

A programação do evento é intensa e só deve acabar na noite de domingo (22). Enquanto não começam os painéis de discussão, os participantes aproveitam as últimas horas para reanalisar as ideias de empreendedorismo e os mentores alimentam a expectativa sobre os grandes projetos que esperam conhecer nos próximos dias. Andrew Duff participou do U.S Brasil Startup Connection – Belém, conferiu os protótipos criados e conta que já tem uma noção sobre o que esperar da edição brasiliense. “Vamos ter um evento muito legal, com a participação de mais de 50 jovens, de mentores e também de três especialistas na área de empreendedorismo em startups para introduzir conceitos norte americanos e construir pontes entre os dois países. Não vamos dormir muito esse final de semana, mas vamos ter muita conversa, muita troca de informação e, no final de tudo, vamos ter mais amizades, mais ideias formadas e mais oportunidades para o futuro”.

3 Day Startup

A 3 Day Startup já realizou 216 encontros nos cinco continentes, e este ano o programa desembarca pela primeira vez no Brasil. Quase uma centena de empresas foram lançadas na história do projeto, e os alunos já arrecadaram cerca de U$ 70 milhões em financiamentos.

As startups são atualmente um grande modelo de negócio cada vez mais crescente no Brasil e no mundo. Os investimentos nessa área no país têm crescido 18% ao ano, fazendo com que o segmento movimente dois bilhões de reais anualmente. A Associação Brasileira de Startups tem como meta que esse número, que hoje representa apenas 0,03% do PIB, alcance, em 2035, 5% do Produto Interno Bruto Brasileiro.

Para o Paulo Henrique Moraes, esta é uma importante vertente da economia que deve ser ainda mais explorada por conter mais benefícios que perdas. “O mercado de startups vem crescendo exponencialmente e o melhor é que se trata de uma economia limpa, de valor agregado, sustentável e não poluente. Se formos analisar por critérios de escolha, basicamente este modelo de negócio só apresenta vantagens! ”, finaliza.

O U.S Brasil Startup Connection – Brasília será realizado no edifício-sede da Fibra (SIA Trecho 3 - Lote 225), nos dias 20, 21 e 22 de maio. O evento não é aberto ao público.

Para mais informações, acesse: www.brasilia.3daystartup.org

 
Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362-6127
Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac