Notícias
População do Itapoã aproveitou os serviços oferecidos na Ação Global
- Detalhes
- Publicado: Sábado, 21 Mai 2016 13:17
Os portões do Senai Itapoã abriram cerca das 9h para dar início à 23ª Ação Global Nacional. Uma longa fila já se formava no local, com moradores da região e demais cidades arredores. A população do Itapoã madrugou para ter acesso aos serviços gratuitos oferecidos no evento. Às 5h da manhã já havia pessoas na fila. Esse é o caso da estudante Layane Moraes da Silva (17). A jovem conta que conseguiu um emprego como menor aprendiz no Grupo Pão de Açúcar. Mas não pode assumir a função porque entre os documentos solicitados, está a Carteira de Trabalho, que ela não possui. “Levantei antes do sol raiar porque eu preciso deste documento. O agendamento no Na Hora demora mais de um mês. Essa é a minha única oportunidade de conseguir toda a papelada para segunda-feira, que é o meu último dia de prazo”, relatou. Os atendimentos seguiram até às 16h, no Quadra 202, bairro Del Lago, Itapoã.
A Ação Global é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo e é realizada em concomitância em todo o País. No DF, a população teve acesso a aproximadamente 40 serviços de educação, saúde, esporte, lazer, cidadania e cultura. Até às 16h, mais de 8 mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 15 mil atendimentos foram registrados. A emissão de Carteira de Trabalho foi o serviço mais procurado durante o dia.
“O Estado, sozinho, não consegue atender toda a população em serviços básicos e essenciais. Por isso, o Sistema Indústria tem grande prazer em dar continuidade a esta parceria que perdura há anos. A Ação Global vai ao encontro dos mais necessitados, permitindo com que toda a família seja atendida num único dia”, comenta o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, durante o evento.
Mauricio Ribeiro da Silva (43), auxiliar de serviços gerais e morador do Itapoã há mais de dez anos, fez uma obturação hoje, atendimento oferecido na carreta móvel do Sesi-DF. Ele conta que há mais de quatro anos precisava de tratamento odontológico em função de fortes dores de dentes. “Pela falta de dinheiro mesmo, ir ao dentista ficou muito difícil, pois é caro. Mas hoje eu fui muito bem atendido. E o melhor, de graça. Fiquei muito feliz”, falou, satisfeito, Maurício, que voltou para casa com o sorriso mais bonito.
Para Cláudio Correa, diretor de Negócios da Globo, essa é uma parceria capaz de mudar a vida não só das pessoas, mas de toda uma comunidade. “Hoje, eu, como cidadão, vou para casa mais feliz, com a sensação de dever cumprido”, complementou.
Outras autoridades, como os secretários de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, de Educação, Júlio Gregório, estiveram presentes ao evento. Joe Valle parabenizou o Sesi-DF e o Sistema Fibra pela iniciativa: “Todos os envolvidos estão de parabéns e, certamente, o efeito disso vai ser fantástico. Muitas vezes, por mais simples que seja a ação, marca muito a vida das pessoas e isso é muito legal!”.
O Senai Itapoã