Notícias
Parceria Fibra/UCB resulta em Plano de Marketing para empresários
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 24 Junho 2016 18:12
Estudantes do 7º semestre do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB) apresentaram, nesta quinta-feira (23/6), os Planos de Marketing Internacional (PMI) preparados para empresas pré-selecionadas que buscam a internacionalização de seus negócios. O projeto faz parte do Convênio de Cooperação Técnica, assinado recentemente entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) com a universidade. Os planos foram elaborados por alunos da disciplina de Marketing Internacional, orientados pela professora Camilla Cunha e pela representante do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fibra, Viviane Brunelly.
De acordo com a professora Camilla Cunha, o Plano de Marketing Internacional funciona como uma ferramenta estratégica para a tomada de decisão ao processo de internacionalização de uma empresa. No plano, são descritos riscos, metas, princípios e procedimentos, de acordo com o banco de dados da empresa, que determina a preparação para a inserção nesta alternativa de mercado. "A análise é capaz de identificar as melhores oportunidades no negócio, pois levanta informações de ordem financeira, política e aspectos internos e externos que influenciem na entrada do mercado externo", destacou Camilla.
A realização do Plano, do estudo até a entrega aos empresários, teve duração de seis meses. Durante os três primeiros meses, os alunos foram orientados pela professora, com todo conteúdo teórico necessário para o aprendizado da construção do documento. Os três meses seguintes foram para a pesquisa de campo em que os alunos analisaram, minunciosamente, todos os dados da empresa para o levantamento de informações que podem impactar nos riscos e benefícios que a empresa terá com a comercialização internacional.
Eles averiguaram de perto todas as etapas da produção, desde a compra do material para confecção dos produtos, os gastos financeiros, os lucros e possíveis prejuízos. Após a análise das empresas, os alunos descreveram os resultados e entregaram aos empresários o conteúdo com informações estratégicas, dados e dicas importantes sobre a melhor forma e local da empresa exportar seus produtos. "Foi uma experiência única e muito valiosa. Colocamos em prática todo conteúdo que aprendemos. Sem dúvidas, enriqueceu muito nosso aprendizado, viver a realidade de uma empresa e analisar os fatores, de forma que conseguimos visualizar os benefícios que a empresa teria com a internacionalização", ressaltou a aluna Thais de Castro, que destacou, também, o ganho que as empresas tiveram com o trabalho deles. "Os empresários foram beneficiados, pois receberam este plano sem custo algum e foi um trabalho sério, em que fomos acompanhados pela professora e pelo CIN da Fibra, que são responsáveis competentes do assunto. Então, os empresários podem ter a certeza de que todo o conteúdo descrito no plano teve embasamento teórico", completou.
A elaboração do plano não teve custos financeiros para as empresas, mas foi exigido o comprometimento dos empresários na recepção dos estudantes para coleta de dados e apresentação do processo produtivo. Como resultado final, foi entregue um relatório com informações relevantes para a tomada de decisão no que se refere a internacionalização de cada empresa. "O que traz mais segurança em implementar o estudo dos alunos, é que este não foi um projeto inventado para apresentação. Eles estiveram na empresa, conheceram nossa realidade e os números com que trabalhamos", destacou Ilca de Castro Lemos, representante comercial de uma confecção de roupa infantil de Brasília, que ressaltou ainda o auxílio e assessoria do CIN no processo de inserção no mercado internacional "Eu estou muito satisfeita com a parceria. É um suporte e uma direção muito importante para uma empresa que busca o comércio exterior. Se não tivesse essa direção do CIN, nós não estaríamos nem 30% preparados, como estamos agora, para dar início a uma comercialização internacional", completou.
Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fibra
O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fibra tem o objetivo de prestar atendimento aos empresários da Capital na internacionalização dos negócios. Neste contexto, o CIN/DF oferece um conjunto diversificado de produtos e serviços voltados para orientação e assessoramento das empresas na busca do comércio exterior. Entre as ações, para sensibilizar os empresários dos benefícios deste comércio, destaca as atividades como feiras, missões, rodadas de negócios, cursos empresariais, seminários, trazendo case de sucessos e profissionais com amplo conhecimento e experiência do assunto, agregando novos conhecimentos e diferentes visões de mercado.
O CIN disponibiliza informações estratégicas sobre os principais mercados mundiais, oportunidades comerciais, elaboração dos Planos de Marketing Internacional, realizando eventos no Brasil e no exterior, juntamente com a Rede CIN, para promover os negócios e a absorção de tecnologias, mediante missões empresariais, encontros de negócios e participação em feiras internacionais, além de desenvolver programas para aprimorar a competência exportadora nas empresas e prestar assessoria para concretização de negócios.
Outras informações sobre o Centro Internacional de Negócios pelo telefone (61) 3362-6122 / 3403-0884 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br