Notícias
Sistema Fibra oferta serviços gratuitos no aniversário do Itapoã
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 08 Julho 2016 17:33
O Itapoã chega ao seu décimo primeiro aniversários, como região Administrativa, com muitos desafios sociais a serem superados. Além de problemas comuns à outras Regiões, como a falta de hospitais e segurança pública, o Itapoã amarga uma das menores rendas per capitas do DF (R$ 702,00 por habitante) e tem um dos maiores índices de analfabetismo (2,25% da população acima dos 15 anos), segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2015/2016.
Porém, o Sistema Fibra enxerga na RA um importante potencial de desenvolvimento humano, social e econômico, que, na opinião do presidente da Casa, Jamal Jorge Bittar, merece ser explorada. “Temos a possibilidade de oferecer aperfeiçoamento aos moradores da região e melhorar a qualidade de vida deles. Por esse motivo, faço questão de nos fazer presente na cidade, de um modo especial em seu aniversário”, comenta.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) inaugurou na cidade uma nova unidade, que tem oferecido cursos de qualificação profissional aos moradores da região. “O mercado de trabalho exige que você esteja cada vez mais qualificado e, observando o perfil da nossa população, ter a presença do Senai aqui faz a diferença”, afirma Alessander Carregari Capalbo, administrador da cidade.
Para o Willian Vitorino, assessor de Qualidade de Vida do Sesi, a parceria é importante para evidenciar os serviços oferecidos pelo Sesi e Senai. “Aqui temos a possibilidade de fazer novos parceiros e obter novos alunos. Eles estão tendo a experiência de vivenciar um pouco o que é se qualificar pelo Sesi e Senai”, diz.
De acordo com a PDAD, atualmente a população da RA é de aproximadamente 59,6 mil habitantes, do Itapoã tem 45% de sua população na faixa etária dos 25 aos 59 anos. Sobre o desempenho das ocupações da população economicamente ativa, 15% trabalha na Construção Civil e, 21%, em Serviços Gerais, parcela esta que é parte do público alvo do Senai-DF.
Comemoração
Para celebrar os 11 anos da cidade, o Sistema Fibra uniu esforços à administração local e ao Governo de Brasília para oferecer aos moradores diversos serviços. O Senai contribuiu com uma carreta que oferta cursos rápidos de informática e disponibilizou uma oficina para conserto de bicicletas. O Sesi-DF levou à região uma carreta com serviços odontológicos, além de fornecer alimentação aos voluntários que estão trabalhando na festa.
A oficina de bicicleta foi um dos serviços mais disputados por quem compareceu à festa. Elias Júnior, 45 anos, levou o filho de 8 anos para consertar a bicicleta. “Além de economizar com o conserto, irei fazer a alegria do meu filho, que gosta muito de andar de bicicleta. A dele estava bem ruim e agora está quase nova”, comemorou.
O pequeno Enzo da Silva, 8 anos, conta que a bicicleta estava estragada e jogada de lado. Um dos amigos avisou que o Senai iria consertar bicicletas e ele não perdeu tempo, pediu a tia para levá-lo a festa e consertar sua antiga bicicleta. “Agora vou poder andar com meus amigos. Minha bicicleta está ótima”, conta.
O administrador da cidade conta que o primeiro contato com o Sistema Fibra foi por meio da Ação Global deste ano. “Aproveitamos a festa de aniversário para repetir a dobradinha e presentear a comunidade com acesso a serviços básicos”, comenta Alessander Carregari.
A abertura da comemoração ocorreu nesta sexta-feira (8/7), às 9h, às margens da DF-250 com um desfile cívico com os alunos das escolas locais. Ao todo, foram mais de 800 estudantes na festa, que contou com a presença da orquestra da polícia Militar e da blitz educativa do Detran-DF. A programação da festa terá ainda apresentações culturais e a presença do ônibus da mulher e a emissão de carteiras de trabalho, serviços esses oferecidos pelo governo local. As comemorações terminam neste sábado.
Itapoã – a cidade surgiu a partir de uma invasão iniciada no final da década de 90. A Região Administrativa de Itapoã está localizada em uma área entre o Paranoá e Sobradinho - que era detentora de grande parte das terras onde Itapoã se localiza hoje. Em 06/11/2012, a Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento fez a doação do terreno para o Governo do Distrito Federal. Em 18/11/2004, a Câmara Legislativa aprovou, em 1º turno, a criação da RA XXVIII, sendo oficializada em 03 de janeiro de 2005.
PDAD – a pesquisa aborda aspectos relativos às Características da Unidade Domiciliar, Infraestrutura, Engajamento Social, Características da População Urbana e de Migração, Características de Educação, Trabalho e Rendimento dos Moradores, Posse de Bens, Equipamentos e Serviços, entre outros.