Notícias

Sustentabilidade e Competitividade entram em pauta na Fibra

praticas sustentaveis corpo materia CRI5784

Buscando fortalecer o setor industrial do Distrito Federal e promover a competitividade, a inovação e a sustentabilidade, o Sesi-DF em parceria com o Sesi Nacional e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizou na quarta-feira (17), a palestra "Práticas Sustentáveis para o aumento da Competitividade das Micro e Pequenas Empresas", que teve como público alvo empresários e organizações do setor produtivo local. 

Durante o evento, também foi apresentado o Modelo Sesi para a Sustentabilidade e Competitividade que contou, durante a fase de elaboração do projeto, com a participação de mais de 40 empresas locais, de três setores: moveleiro, alimentos e bebidas e TI.

A capacitação, realizada no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra), foi ministrada pelo professor da Fundação Dom Cabral, Cláudio Boechat, que destacou a importância de compreender o ambiente sustentável não apenas dentro da empresa, mas vinculado ao contexto geral da sociedade. "A competitividade está diretamente ligada à sustentabilidade. E ambas estão relacionadas à cultura local. Nosso objetivo é sensibilizar os empresários, fazer com que eles olhem para o contexto de forma mais aberta e compreendam que pequenas ações refletem em tudo e em todos que estão em sua volta”, explica. 

A palestra fez parte do projeto Gestão Sustentável para Competitividade, uma iniciativa do Sesi Nacional e do BID, na qual o Sesi-DF foi escolhido como um dos Departamentos Regionais piloto para desenvolvimento das ferramentas entregues pelo projeto. A Fibra e o Instituto Euvaldo (IEL) participaram como parceiros locais.

Neste ano, encerram-se as atividades do projeto. Uma das ações propostas é a implementação nas empresas do Modelo Sesi de Sustentabilidade para a Competividade, que já vem sendo utilizado em 37 organizações do DF e tem como objetivo sensibilizar empresários como práticas sustentáveis pode melhorar a competitividade do setor produtivo. A ferramenta tornou-se mais uma solução no portfólio do Sesi, com vistas a apoiar a indústria em sua gestão socialmente responsável e incluir novas práticas na rotina produtiva local. O Modelo Sesi de Sustentabilidade é implementado, incialmente, com a aplicação de um questionário composto por 32 perguntas relacionadas a seis temas corporativos, entre eles o ambiente de trabalho, relações externas e as relações com os steakholders. Após a aplicação, é feita a apuração e análise dos resultados. Com esses dados, é proposto um plano de ação.

Segundo a Especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do Sesi, Rosângela Fricke, o modelo é aplicado em seis estados brasileiros e cerca de 360 micro e pequenas empresas já utilizam as ferramentas para melhorar a competitividade de seus produtos. "O resultado deste trabalho foi tão bom que quase mil empresas de todo o país também farão a aplicação do modelo. Desta vez, não mais como projeto, mas como atendimento em si. Isso mostra que pequenas ações geram resultados e, desta forma, estamos caminhando para melhorar a Competividade de todo o país" finaliza Rosângela.

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6106
E-mail: aline.costa@sistemafibra.org.br

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac