Notícias

Fibra auxilia empresários em busca de inovação

comite gestor corpo materia MG 0539

Consultorias, treinamentos, orientações na compra de equipamentos e busca de mercados, além de ampliação do raio de atuação de empresários podem fazer toda diferença para a competitividade de uma empresa. E estes foram os principais temas abordados na 11ª Reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizado, na tarde da última quinta-feira (11/8), no auditório do edifício sede da Fibra.

O encontro é feito a cada dois meses e composto por empresários, representantes dos sindicatos filiados à Casa e de universidades locais. O objetivo é de estimular a cultura da inovação e ampliar a base de empresas inovadoras na Capital.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, acredita que o que falta aos micro e pequenos empresários de Brasília é conhecimento e apoio para usar a tecnologia ao favor do empreendimento. "A função destas reuniões é despertar nesses empresários que é possível sim uma pequena ou microempresa ter sucesso. Para isso, basta que eles usem ferramentas adequadas", destaca.

Graciomário ainda ressalta que a crise econômica que o Brasil enfrenta é o momento ideal para um empresário se reinventar. "A inovação de gestão pode ajudar uma empresa a superar a crise. Às vezes, só de mexer no jeito de trabalhar, pode reduzir prejuízo. Então, até a crise é um estimulador de atividade, pois é preciso criatividade para novas ações. Nossa tarefa é mostrar que há oportunidade fora daquilo que o empresário já sabe", completa.

Case de sucesso

Para estimular os demais participantes sobre ações de inovação, a Wise Informática apresentou seu projeto com ações inovadoras para melhorar o desempenho dos colaboradores e a competitividade da empresa no Distrito Federal.

O projeto teve início em 2013 e compreende diversos setores de atuação da empresa. Foram implementadas reuniões, confraternizações e um site para a exposição de ideias, sugestões e críticas. Por meio disso, colaboradores, e também clientes e fornecedores, têm espaço para sugerir propostas de elaboração de novos serviços, produtos e participar diretamente das mudanças realizadas na empresa. "Com as ações de inovações propostas pelos próprios funcionários, nós conseguimos até reduzir custos. Sem contar a nitidez da empolgação, a participação e o entrosamento deles com a empresa", completou a gerente de produção, Rosani Fernandes.

Projeto Gestão de Inovação

Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fibra apresentou o projeto de Consultoria em Gestão da Inovação e Aumento da Produtividade nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs) Industriais do DF. O objetivo é desenvolver práticas gerenciais que tornem a inovação uma competência sistêmica nas MPEs de Brasília, percebidas pelo aumento da maturidade da gestão da inovação, com consequente aumento da produtividade e da competitividade dessas empresas. O projeto busca, em 14 meses de atuação direta na empresa, desenvolver aprendizados que transformem a inovação em estratégias que gerem resultados mensuráveis e satisfatórios para a organização.  

No cronograma de atuação do projeto, consta ações como a aplicação do diagnóstico, entrega de análise dos dados do diagnóstico, workshop para elaboração de plano de ação, escolha das ações que serão executadas, reuniões de monitoramento e aplicação de pesquisa de satisfação e efetividade das soluções disponibilizadas para a empresa.

Sebrae e a Inovação

Na ocasião, o Sebrae no DF também apresentou o edital de inovação, que será lançado em breve, e tem o objetivo de apoiar projetos empresariais de inovação dos pequenos negócios com potencial de alto impacto, construídos por MPEs, produtores rurais e pescadores que apresentam potencial de crescimento e elevada capacidade de se diferenciar e gerar valor por meio da inovação.

De acordo com a gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae no DF, Flávia Martins, o edital busca fomento à inovação nas empresas menores, mas que precisam de recurso para alavancar os negócios. " O edital vem em um momento muito importante para as pequenas empresas em que estão precisando de apoio e recursos financeiros para investir temas tão importantes para a competitividade e sustentabilidade, que é a inovação", completa a gerente que, ainda, destaca benefícios das empresas que buscam a inovação: "Aumento do faturamento, redução de custos, aumento do número de cliente, reposicionamento de mercado e até posicionamento de destaques. Da mesma maneira que a inovação é infinita, os benefícios são os mais variados", ressalta. 

 O subsídio para fomento à inovação será de até R$120 mil por projeto, com prazo de execução de até 24 meses. Os interessados em inscrever um projeto, bastam acessar o site www.sebrae.com.br/editalinovacao. Para outras informações acerca do conteúdo do edital, entre em contato pelo e-mail editalinovacaodf@df.sebrae.com.br.

Foi divulgado também a edição 2016/17 do Prêmio Nacional de Inovação, que se trata de uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e será realizado pela CNI e pelo Sebrae. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país, por meio da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação, bem como por meio da implementação de projetos inovadores.

Próximo encontro

Ao final, os participantes foram separados em grupos para, na próxima reunião extraordinária, que tem previsão para ser realizada em 15 de setembro, apresentarem propostas de atuação do comitê no que diz respeito à fomento e financiamento para inovação, capacitações em temas de interesse em inovação, comunicação e leis que impactam as startups, ME e EPP.

Na próxima reunião, os membros do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Fibra farão uma avaliação de atuação do primeiro ano de execução, buscando sempre o aprimoramento e atendimento às demandas dos empresários para a inovação.  

Para outras informações: Neiane Andreato – neiane.andreato@sistemafibra.org.br ou 3403-0870

 

Gabriela Soares

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

E-mail: gabriela.soares@sistemafibra.org.br

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac