Notícias

Mídia impressa é debatida na abertura da 2ª Semana Gráfica do DF

Semana da industria grafica corpo materia CRI4324

A abertura oficial da 2ª Semana da Comunicação Gráfica do Distrito Federal, realizada pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF), aconteceu na noite desta terça-feira (18/10), no auditório do Sindigraf, com a palestra “Redesenhando nosso papel”, com o CEO do Grupo Abril, Walter Longo.

Em sua palestra, Walter falou sobre a importância da mídia impressa para a transmissão de informação à população e que, apesar do avanço tecnológico, uma mídia jamais irá substituir a outra. "A mídia digital vem para complementar informação e meios de comunicação, não para substituir", explica Walter. O presidente da Abril afirma que apesar da revolução digitar facilitar o acesso à informação, estudos demonstram que a mídia impressa ainda possui efeito de entendimento superior às leituras realizadas em computadores ou tabletes.

Em pesquisa realizada por Anne Mangem, da Universidade de Stavanger na Noruega, citada por Walter, na oportunidade, foi constatado que a leitura feita por papel impresso dá ao leitor melhor entendimento cronológico dos acontecimentos. A pesquisa foi realizada com 50 alunos em que foram submetidos a ler uma história com 24 páginas. Metade dos alunos leu o livro impresso e a outra metade em e-books. Após o termino da leitura, os alunos foram submetidos a um teste de interpretação de texto, incluindo objetos, personagens e cenário. Quando perguntados sobre a história, ambos os grupos se saíram bem ao relembrarem aspectos como personagens, objetos e outros detalhes. O grupo do papel, porém, se sobressaiu na reconstituição da ordem cronológica de 14 eventos da história.

A abertura oficial da 2ª Semana Gráfica do DF lotou o auditório do sindicato ao reunir jornalistas, publicitários, empresários da indústria gráfica, estudantes e demais interessados no assunto, que acreditam no evento como meio de exaltar a importância da indústria gráfica do Distrito Federal e valorizar o setor. “O evento é muito importante para que o setor ganhe força e posicione a necessidade da mídia impressa no mundo. Com a facilidade de informação na internet, há também muitos boatos, e, na mídia impressa, tem a credibilidade da veracidade das informações. Então a categoria precisa resgatar este valor”, salienta Gustavo Carvalho, diretor da gráfica Movimento.

Para Pedro Henrique Verano, presidente do Sindigraf-DF, o evento traz para dentro do sindicato pessoas importantes do setor e formadores de opinião que possam auxiliar o setor a alavancar os serviços e produtos diante de momentos delicados como a chegada da era digital. “O essencial é a interação entre as mídias e não o detrimento entre elas. A semana da comunicação gráficas demonstra muito bem em cases e números a importância da mídia impressa e o retorno dela na publicidade”.

Programação

O Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) realiza a 2ª semana da Comunicação Gráfica do DF de 18 a 20 de outubro com diversas atrações, para a comemoração dos 45 anos de atuação, que tem como principal missão representar os interesses coletivos e individuais dos agentes da Indústria da Comunicação Gráfica do DF, perante as autoridades administrativas e judiciárias.

Em sua programação, a 2ª Semana da Comunicação Gráfica do DF ainda terá o lançamento do livro “Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social, na tarde desta quarta-feira (19/10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento terá a participação do jornalista, músico e humorista Rafael Cortez, que ministrará a palestra “Apostando na Carreira”. O livro é resultado do concurso feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e reúne as 100 melhores redações do Simulado DF 2016, do Enem.

Por fim, na quinta-feira (20/10), para finalizar as atividades da 2ª Semana da Comunicação Gráfica do DF, serão anunciados os vencedores do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, uma das mais importantes premiações do setor gráfico do DF. Na ocasião, será lançado o livro Monumento 61, que reúne fotos de Bento Viana, texto de TT Catalão e projeto gráfico da Boi Bumbá Estilo Criativo.

Por Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac